Cultura

Inhotim em Cena apresenta performance musical da cantora Xenia França

Share

Inhotim em Cena com Xenia França – Foto: Brendon Campos

A cantora e compositora baiana Xenia França traz uma performance musical inédita para o Inhotim em Cena – programação que conta com apoio do Instituto Cultural Vale. O repertório embalado por jazz, música eletrônica, ritmos cubanos e afro brasileiros e gravado entre as Patas de Elefante, um dos elementos mais fortes do jardim do Inhotim, estreia neste sábado (11.09), a partir das 11h no site e mídias sociais do Inhotim: Instagram (@ inhotim), Facebook (/inhotim) e no canal do instituto no YouTube (/InstitutoInhotim).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“O Inhotim em Cena é a intersecção entre música, arte contemporânea, botânica e arquitetura”, explica Antonio Grassi, diretor-presidente do Instituto Inhotim. “Trazemos ao público perspectivas descentralizadas sobre os territórios do Instituto, sempre com performances musicais em diferentes espaços que dialogam com a proposta dos artistas. E é o que público poderá ver com Xenia França em meio à potência e exuberância das Patas de Elefante”, completa.

Entre os destaques do repertório, está a música “Pra que me chamas?”, do álbum XENIA (2017), disco com produção musical de Lourenço Rebetez e Pipo Pegoraro, e coprodução da própria artista. A música e o álbum, inclusive, renderam à Xenia a indicação ao Latin Awards Grammy em duas categorias.

“A arte me emociona de todas as formas possíveis. Estar no Inhotim é como estar em outra dimensão, uma outra atmosfera. E vejo na natureza a capacidade de criar com tanta facilidade coisas simples e complexas”, diz a cantora.

Xenia está inserida em um cenário artístico de reverência e valorização da cultura afro-brasileira. Foi por meio de sua música que a artista construiu pontes para além dela. À convite do Ministério de Relações Exteriores da Alemanha, ela participou da criação da rede Unidas – uma iniciativa para aproximar mulheres da Alemanha, Caribe e América Latina.

O Inhotim em Cena 2021 tem sido uma importante ferramenta de fomento da produção de artistas durante a pandemia. Já passaram pela programação nomes emblemáticos da música brasileira como Arnaldo Antunes, Otto e Pedro Luís – todos os shows estão disponíveis no canal do Inhotim no YouTube.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024