Top

App de arte é finalista do Immaterial Future Innovation Award

Foto: Reprodução

Toda obra de arte tem uma história a ser descoberta. Essa é a ideia que levou ao ArtMe, uma plataforma colaborativa, criada para gerar conhecimento sobre artes visuais através de múltiplas narrativas. Gratuito e disponível para download na Apple Store e Play Store, o aplicativo é estruturado em formato wiki e conta com curadoria de conteúdo feita pelos próprios usuários.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Professores, curadores, educadores, estudantes, artistas, amantes das artes – quem quer que possa contar uma história sobre arte é convidado a colaborar e se tornar um ArtVoice. Todos os textos são traduzidos para 18 idiomas e transformados em áudio por inteligência artificial, são os chamados ArtCasts.

Criada em 2021 por Eduardo Blucher, publisher com mais de 25 anos de experiência na área da educação, Marcos Barretto, professor da Poli-USP e especialista em robôs sociáveis, e por Rafael Gonçalves, empreendedor com sólida experiência em projetos de inovação, o ArtMe nasce do desejo do trio em compartilhar múltiplas visões sobre as artes visuais e levar conhecimento aos mais diversos públicos. O aplicativo também vai atuar em parceria com espaços independentes, galerias e instituições como o MAC-USP, uma das parcerias do ArtMe.

 “Adotamos o lema da arte como voz. A arte está em todo lugar e deve ser acessível a todos. Por isso pensamos em uma plataforma democrática, plural e que traz muitas vozes”, afirma Blucher.

O aplicativo é um dos seis finalistas do Immaterial Future Innovation Award, na Austria. A premiação será em 4 de setembro, durante o Imaterial Future Forum, evento paralelo à ViennaContemporary, feira de arte de Viena, na Áustria. Além disso, a plataforma também está entre as dez finalistas do prêmio Entrepreneurship World Cup.

Mais de Cultura