Cultura

Refazenda Rio Xopotó promove Residência Artística para mulheres negras e indígenas

Share

Obra de Natali Mamani – Foto: Aniké Pellegrini

Até 10 de Setembro, a Refazenda Rio Xopotó promove sua 1ª Residência Artística, um projeto que propõe um encontro de artistas pretas e indígenas, emergentes e dissidentes, que dialogam sobre como pensar em um amanhã possível por meio de sua existência artística. Patrícia Durães e Aniké Pellegrini são as produtoras por trás do projeto que busca proporcionar a liberdade de criação coletiva por meio do contato com a natureza e seus aprendizados.

SIGA O RG NO INSTAGRAM 

A inspiração para a residência surgiu a partir de uma experiência das produtoras, que despertou o desejo de vivenciar arte expandindo para outras mulheres que ali, na Refazenda, pudessem explorar e criar.  

“Sabemos que residências artísticas acontecem em territórios internacionais, mas que não são sempre acessíveis. Poder proporcionar tempo, espaço e recursos a artistas novas foi a nossa grande motivação! Esse é um projeto pensado por mulheres negras para fomentar o pensamento artístico e criativo de outras mulheres negras e indígenas, bem como apresentar a elas um pouco desse viver mineiro, na atemporalidade da roça, no Distrito de Desterro do Melo”, comenta Patrícia.

Mayara Amaral – Foto: Divulgação

A curadoria das artistas ficou aos cuidados de Bárbara Alves, fundadora do Descolonizarte, portal de divulgação de artistas racializados de diferentes lugares do mundo. Além da hospedagem e todo o material de trabalho, o projeto ainda oferece ajuda de custo, alimentação orgânica e passeios inspiracionais para reconhecimento do território da região, como trilhas, cachoeiras, apresentação dos produtores agrícolas locais, visitas às cidades da região e, também, contato com a cena artística mineira através da Semana Criativa de Tiradentes.

A Residência também conta com Thayná Paulino, cozinheira convidada para a temporada e que fica responsável pela parte nutricional e de alimentação das artistas e equipe. Considerando a gastronomia um valor de propósito para o projeto, ela produz sua arte com os ingredientes fornecidos pela horta própria da Refazenda e de produtores locais, levando um pouco mais de Brasil para os pratos em cada refeição compartilhada.  

O objetivo das produtoras, que também são coidealizadoras do espaço, é propor a residência artística como um projeto anual na Refazenda, visando possibilitar essa experiência para artistas negras e indígenas com incentivo e investimento em suas criações, além de proporcionar novas perspectivas, experimentações e a convivência criativa coletiva.

Obra de Mayara Amaral – Foto: Aniké Pellegrini

“Tirar um projeto como esse do campo das ideias, levá-lo ao papel, captar recursos e torná-lo realidade tem sido uma experiência muito forte de construção de algo que acreditamos ainda não existir no Brasil. Fortalecer a arte feminina negra e indígena no momento atual diz muito sobre o mundo que quero que minhas filhas vivam, de potência, de liberdade de expressão, de inspiração e coragem! Com os resultados dessa primeira edição quero torná-la anual e expandir para outros gêneros e quem sabe, assim, possamos impactar também o nosso território com festivais, exposições e oficinas. Sonhar é válido!”, explica Patricia. 

Luana Carvalho

Conhecida com Lua, 23 anos, atua como artista independente na cidade de Rio Bonito desde 2017. Seu trabalho se caracteriza pela junção do visual com a poesia, tendo a colagem como extensão da palavra. @lua.nacrvlh

Mayara Amaral

Artista multidisciplinar residente da Zona Leste de São Paulo. Em seu trabalho explora a feminilidade negra, sexualidade, corpos de variadas formas, maternidade, movimentos urbanos e a procura por um fazer artístico livre com o abstrato. @yamamayayama

Mayara Smith

Em suas obras aborda temas que falam de suas vivências enquanto mulher e negra na sociedade. É multiartista e transita em diversas linguagens como aquarela, digital, colagem, pintura, ilustração e publicações independentes. @mayarasmith_

Natali Mamani

Descendente indígena Aymara, imigrante boliviana vivendo em São Paulo. A artista faz experimentações em videoarte, filme ensaio e performance. Atualmente traz em seus trabalhos a glitch art, colagem de vídeos de baixa qualidade, referências de sua vivência como pessoa imigrante e da cosmovisão andina. @n_cmamani

Tania Sahire

Boliviana, atualmente vivendo em São Paulo, graduanda em Artes Visuais na Unicamp, nas modalidades de licenciatura e bacharel. Atualmente faz parte do Projeto Produção de Exposições na Galeria do Instituto de Artes da Unicamp, do coletivo Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas e do coletivo artístico Centopeia. @taniasahire

Para conhecer mais sobre a Refazenda Rio Xopotó, seus ideais, realizações e ficar por dentro do dia a dia da Residência Artística, acesse a página no Instagram @refazendarioxopoto.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024