Top

Pinacoteca de São Paulo inaugura instalação inédita de André Komatsu

Pinacoteca de São Paulo – Foto: Levi Fanan/Divulgação

A Pinacoteca de São Paulo apresenta a instalação inédita do artista André Komatsu no espaço central do museu chamado Octógono. A obra faz parte do tradicional Projeto Octógono Arte Contemporânea, que comissiona obras específicas para o local desde 2003.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A instalação “Noite Longa” poderá ser vista a partir deste sábado (28.08). As relações de poder e os conflitos sociais permeiam os trabalhos de Komatsu. Nesta obra que estará no museu paulista, o artista dialoga com as ideias de controle, possibilidade e restrição. A curadoria é de Ana Maria Maia.

Projeto da exposição de André Komatsu no Octógono da Pinacoteca de São Paulo – Foto: Divulgação

O piso do Octógono será revestido por placas de ferro, no qual serão fixadas 51 lanças de aço de 4 metros de altura. Cada uma das lanças estará posicionada a uma distância de 150 centímetros, criando uma organização com contornos de ordem e hostilidade, além de caracterizar um espaço controlado em que é impossível se movimentar livremente.

Nas extremidades das lanças, objetos como livros, sacos de terra, moedas empilhadas, papel moeda, folhas de ouro e garrafas de água estarão espetados. O público, que poderá circular entres essas estruturas de maneira ordenada, conseguirá vislumbrar os elementos em seu topo, longe do alcance das mãos.

Projeto da exposição de André Komatsu no Octógono da Pinacoteca de São Paulo – Foto: Divulgação

Os itens simbolizam bens que, embora devessem ser garantidos enquanto direitos básicos, permanecem inacessíveis para grande parte da população, sobretudo em contextos de crise e agravamento das desigualdades sociais.


Instalação: Noite Longa
Artista: André Komatsu
Curadoria: Ana Maria Maia
Data: 28 de agosto até 08 de novembro
Onde: Octógono da Pinacoteca de São Paulo – Edifício Pina Luz: Praça da Luz 2, São Paulo, SP
Ingressos: apenas com reserva de horário pelo site https://www.pinacoteca.org.br

Mais de Cultura