Cultura

Lui lança projeto musical para falar de homofobia; assista

Share

Lui – Foto: Diney Araujo

Luiz Antônio Sena Jr. é ator, dramaturgo, diretor teatral e desde 2018 quando apresentou o espetáculo #ComproVendoTrocoAMOR e interpretava releitura de clássicos da MPB, que passou a incluir o título de “cantante” em seu portfólio. Foi a partir deste musical, quando extraiu as músicas “Namora Eu”, “Ei, Moço” e a regravação de “Não Aprendi Dizer Adeus” que jogou no mundo seu primeiro EP e passando a assinar com o pseudônimo LUI.

Agora, já mais amadurecido de seus propósitos e numa perspectiva de carreira, lança seu primeiro EP produzido por Bruno Michel e através da Candyall Music, Selo e Editora de Carlinhos Brown – que possui parcerias globais com a ADA Music e a editora Warner Music para distribuição de suas obras.

O EP #ÉSóAmor nasceu da inquietação de trazer temas que permeassem questões que atravessam a homofobia, como preconceito, ancestralidade, sorofobia, relações homoafetivas e a percepção do mundo com nossos pares. Questões essas que virão à tona através das letras e melodias de canções que serão lançadas uma por mês, até Setembro, quando o EP será distribuído de forma completa com outros registros, acentuando a personalidade e estética do artista través de melodias e rimas próprias.

A primeira faixa do projeto “Comigo Ninguém Pode” foi lançada em maio, trazendo o swingado dos sons da Bahia que fazem o corpo remexer para falar dos preconceitos que atravessam as minorias pelas ruas da cidade que diz Salva-dor. Das folhas do terreiro às árvores do quintal da avó, LUI encontrou na planta comigo ninguém pode a metáfora para uma lida diária de afirmação do meu existir gay: cheio de amor pra dar mas também pronto para atacar caso seja ferido, maldito, maltratado.

Trazendo essências dissidentes em sua letra e melodia, “Enredo” sugere a interferência e força divina sobre seus filhos, protegendo-os de julgamento da sociedade sobre os preconceitos e estigmas. Com um estilo folk e influências do rap, através de metáforas LUI, dividiu a faixa com o rapper Hiran para afirmar que não importa quanto ferido esteja, sua ancestralidade sempre estará lhe guiando, protegendo e a continuar afirmando que todos nós estamos juntos no mesmo enredo, independente de gênero, classe, raça, cor, religião.

“Positivo” é a terceira faixa, um feat com Dan Vasco, do grupo baiano Filhos de Jorge. A música que foi composta exclusivamente para o projeto por Marcelo Quintanilha, asseverado o amor homoafetivo para descortinar preconceitos e estigmas.

Tomando o amor como força motriz e matriz para mergulhar na afirmação das narrativas que dissendem da norma hetero, LUI aposta nesta gravação para trazer à baila questões que ultrapassam a fronteira das minorizações sociais como é o caso da soropositividade.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024