Top

Brasileiro Israel Oliveira conquista “Oscar” dos trompistas

Na pandemia, Israel Oliveira criou um coletivo de trompista que agora alcança toda a América Latina – Foto: Cristânia Kramatschek

O paulista Israel Oliveira foi anunciado como vencedor do Prêmio Punto da International Horn Society, ao lado do alemão Christoph Eß. O prêmio, considerado o “Oscar” da trompa,  é uma distinção aos trompistas que contribuíram de modo relevante para a arte do instrumento. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A indicação é feita anualmente pelos conselheiros do IHS e a escolha é pela maioria de votos. É a segunda vez na história da premiação, criada em 1985, que a honraria é destinada a um trompista da América Latina. Em 2017, o brasileiro Marcus Bonna, de Belém do Pará, foi agraciado com a premiação.

Oliveira é natural de São Paulo. É o trompista solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e professor da classe de trompa Escola de Música da Ospa. Atua em formações de música de câmara, bandas sinfônicas, orquestras e festivais de música no Brasil e na América Latina. Em 2018, coordenou o 5º Encontro Brasileiro e 2º Encontro Latino-Americano de Trompistas e representa a Associação Brasileira de Trompistas na região Sul do Brasil.

Em 2020, Oliveira ressignificou a pandemia e criou o grupo Coronahorns para incentivar seus alunos e os músicos isolados. O coletivo ganhou valor incontestável dando vida a um movimento dedicado aos interesses artísticos dos latino-americanos que vivem no continente e no mundo. Foram milhares de participantes, visualizações e aulas online compartilhadas por professores e profissionais da cultura. 

Em 21 de setembro de 2020, o grupo deu lugar ao Latinoamericahorns, o primeiro coletivo pela trompa na América Latina. Os trompistas latino-americanos se uniram para compartilhar ideias, conhecimentos e, principalmente, amizade. Suas apresentações e encontros ocorrem de forma virtual. Mais informações e a agenda do coletivo podem ser vistas no site https://latinoamericahorns.com.

Mais de Cultura