Cultura

Morro do Querosene reúne mais de 70 atrações em prol da criação do Parque da Fonte do Peabiru

Share

Foto: Divulgação

Acontece nos próximos dias 20, 21 e 22 de agosto o FAMQ-2021, Fonte de Artes do Morro do Querosene, um festival online e gratuito com mais de 70 atrações, e que luta – há 20 anos – pela criação do Parque da Fonte do Peabiru, localizado na região do Butantã, zona oeste de São Paulo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nos três dias de evento, dezenas de artistas se revezarão em três estúdios para apresentações de samba de roda, capoeira, shows de reggae, rock, rap, salsa, forró e rodas de conversa sobre sustentabilidade, meio ambiente e urbanismo. O público também poderá conferir apresentações musicais de grandes artistas e bandas como Nasi, Happin Hood, Bloco Ilú Oba di Min, Dinho Nascimento, Barbatuques, Isca de Polícia, Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene entre outros.

O Festival FAMQ nasceu em 2015 devido à luta dos moradores do Morro do Querosene pela construção do Parque da Fonte do Peabiru (que ainda está fechado). Neste ano ,o evento também questiona a construção de um megaempreendimento imobiliário, que segundo os moradores, trará sérias consequências ambientais e de mobilidade para a região.

“O Parque da Fonte não é tão grande como o Parque Chácara do Jockey ou o Parque do Ibirapuera”, explica Cecília Pellegrini, organizadora do evento. “Nosso projeto é mantê-lo como ele é, queremos que as poucas construções sigam os princípios da permacultura. Desejamos tratar o esgoto localmente, criar nosso Centro Popular de Cultura, uma grande oca, talvez uma geodésica, para nossas rodas, festas e encontros culturais. Também queremos instalar o Centro de Documentação do Peabiru que, além de preencher uma lacuna de registros históricos, deve atrair peruanos e bolivianos interessados nos caminhos ancestrais de Abya-Yala”, completa.

O Morro do Querosene é local de encontros, artes e manifestações culturais. Com a pandemia, as ruas ficaram vazias e as festas tradicionais não aconteceram. Pelo segundo ano consecutivo o festival FAMQ acontecerá de forma virtual obedecendo todas as normas sanitárias e de distanciamento social. “Estamos vivendo um momento muito difícil para os brasileiros, o desânimo é grande, mas nós ainda temos forças”, conta conta Cecília. “Lutar pelo Parque da Fonte e contra a construção do condomínio na região parecem lutas pequenas, se comparadas a tantas outras, mas ganhar estas lutas é muito importante. Sozinhos, é mais difícil. Juntos, com toda a diversidade que nos é peculiar e que nos fortalece, podemos retomar o caminho da ética, da sanidade mental e da força que a opinião pública tem, finaliza a gestora.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024