Top

Pedro Luís faz show em homenagem a Luiz Melodia no Inhotim em Cena

Pedro Luís e Orquestra de câmera de Inhotim – Foto: Raval Filmes

Luiz Melodia, um dos maiores nomes da música brasileira, será homenageado pelo cantor e compositor Pedro Luís na próxima edição do Inhotim em Cena, programação cultural patrocinada pelo Instituto Cultural Vale.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Acompanhado por sua banda e pela Orquestra de Câmara Inhotim, regida pelo maestro César Timóteo, o artista apresenta novos arranjos para canções do álbum “Vale Quanto Pesa – Pérolas de Luiz Melodia” (Deck/2018), em show gravado na cobertura da Cosmococa – galeria que abriga obras do artista Hélio Oiticica -, com transmissão em 14 de agosto, às 11h, no site e mídias sociais do Inhotim: Instagram (@ inhotim), Facebook (/ inhotim) e no canal do instituto no YouTube (/ InstitutoInhotim) .

Pedro Luís (voz e a guitarra) toca com Élcio Cáfaro (bateria), Miguel Dias (baixo) e Pedro Fonseca (teclados). Para ele, a experiência foi uma das mais memoráveis de sua carreira. “Em um momento de extremas restrições e pouquíssimas oportunidades para a arte e a cultura se darem de forma plena, gravar minha homenagem a Luiz Melodia, ampliada pela grandeza de uma orquestra jovem e formada no Inhotim, é para virar medalha no quadro de megadesejos realizados. Sabe aquela história: plantar uma árvore, escrever um livro? Pois! Já cantei as canções de Luiz Melodia com minha banda parceira e a Orquestra de Câmara Inhotim, sobre a Cosmococa de Oiticica e Neville. Tudo devidamente gravado em áudio e vídeo, num entardecer deslumbrante”, comemora o cantor e compositor.

Entre os destaques do repertório está “Feto, Poeta do Morro” (Luiz Melodia). Originalmente criada para o disco “Pérola Negra” (1973), a música foi censurada pela ditadura e só foi liberada em 2020 pela esposa de Melodia, Jane Reis, para que Pedro tivesse a honra de gravá-la. “Feto, Poeta do Morro” traça paralelos entre o Rio de Janeiro no qual o Luiz Melodia cresceu e as peculiaridades do Brasil setentista.

O Inhotim em Cena 2021 tem sido uma importante ferramenta de fomento da produção de artistas durante a pandemia. Já passaram pela programação nomes emblemáticos da música brasileira como Arnaldo Antunes e Otto. Ambos os shows estão disponíveis no canal do Inhotim no YouTube.

Mais de Cultura