Top

Cantor Madu lança “Estudando Tom Zé”; ouça

Foto: Divulgação

A intimidade de Madu com a obra de Tom Zé contraria todas as teorias de que escutar o artista é difícil. Talvez seja para “iniciados”… E, se é para iniciados, Madu é veterano. Depois de seu último álbum, “Dharma”, que tem duas obras de Tom Zé, Madu resolveu colocar uma lupa mais profunda e potente em cinco outras canções, com participações valiosas de Elisa Gudin e Daíra. O álbum “Estudando Tom Zé” acaba de ser lançado. Ouça aqui!

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A ponte entre Madu e Tom Zé se deu pelo produtor Guilherme Gê, ainda durante as gravações de “Dharma”, que abriga “Tô”, com participação de Paulinho Moska, e “Vai” (Menina amanhã de manhã), com a companhia primorosa do próprio autor. “O Gê fez o convite oficial a ele de participar conosco de ‘Dharma’ e o resultado foi a  participação em “Vai”. A partir daí, resolvi mergulhar mais fundo na obra do Tom Zé, que é genial e extremamente vanguarda. Quero jogar ainda mais luz a partir de um novo olhar sobre ele”, conta Madu.

“Estudando Tom Zé” reúne cinco faixas, com produção, arranjos e instrumentação de Guilherme Gê. Tendo “Sandália’”, uma canção de outros tempos (anos 1950), quando o chão era terra batida e o que se calçava eram sandálias.  “O nome dela era ‘Dalma’. Eu fiz a canção para ela. Tentei tocar, cantar não consegui. A voz não saía… Eu teorizava, afinava o violão e… não saía. Dalma foi ficando nervosa. Fui para casa com o fracasso na mão”, conta Tom Zé.

Tom Zé e Madu – Foto: Divulgação

“Ele enviou um áudio no WhatsApp para o meu produtor cantarolando essa linda canção. E decidimos que seria a melhor abertura possível para o trabalho”, acrescenta Madu.

Além da abertura de “Sandália”, Tom Zé escreve a orelha do álbum, com um texto singelo que resume sua visão dessa releitura:

“O Guilherme Gê me mostrou. Eu vi que até canções abandonadas – porque não tinham condição comercial – até estas, Gê metamorfoseou em verdadeiras belezas. Eu fiquei fã, sou fã, ouço todos os dias. E espero que vocês também ouçam o EP do Madu”, cintila Tom Zé.

Mais de Cultura