Top

DJ MAM reúne 60 artistas na 5ª edição do Festival Demarcação Já Remix

Capa Demarcação Jazz -Tininim por Kadu Xukuru – Foto: Divulgação

Em meio a um cenário de retrocessos e desmonte de diversas políticas públicas e culturais no País, a 5ª edição do Festival Demarcação Já Remix continua inovando e trazendo visibilidade às questões indígena e ambiental. Projeto liderado pelo DJ MAM, o evento acontece nos dias 6, 8 e 9 de agosto, quando celebra-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas, e será solidário aos Guaranis do Rio de Janeiro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O festival é uma extensão da campanha “Demarcação Já”, criada pelo Greenpeace e pelo Instituto Socioambiental, em 2017, a partir da canção de mesmo nome dos compositores Carlos Rennó e Chico César. Seu videoclipe e remixes lançados nas plataformas digitais por DJs e grandes nomes da MPB como Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Maria Bethânia, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Céu e Tropkillaz já ecoaram mais de 100 milhões de vezes a frase de ordem “Demarcação Já”.

Capa Três Quartos do Mundo_- Tininim por Ziraldo – Foto: Divulgação

O evento contará com lançamento de single e da mixtape “Demarcação Jazz”; com a primeira exibição em TV da live “Demarcação Já Remix”, anteriormente veiculada no Youtube do cantor Gilberto Gil; com o leilão inédito de NFTs com o Tininim, personagem indígena do cartunista Ziraldo, reinterpretado pelos artistas Luke Ross, ilustrador do “Star Wars”, e o indígena Kadu Xukuru; com debates no Instagram, reunindo nomes como as atrizes e ativistas Letícia Sabatella e Zahy Guajajara, entre outros.

“A relação do Ziraldo com a cultura popular, com a música brasileira, com a educação ambiental e o seu fascínio pelo espaço foram as bases para que eu lhe fizesse esse convite homenagem e unisse o mestre dos quadrinhos às maiores vozes do Brasil, em prol dos povos indígenas. Seu personagem Tininim é o ancestral de meu personagem indígena jedi! Essa relação está sendo eternizada pela releitura do artista Luke Ross, ilustrador do ‘Star Wars’ e da DC Comics. Luke vai assinar uma de nossas capas e é destaque em nossa coleção de NFTs. Ele retrata a cena do filme Star Wars, Uma nova Esperança, que é tudo que precisamos nesse momento”, comenta DJ MAM, idealizador e curador musical do projeto.

O lançamento do single “Três Quartos do Mundo” marca a abertura do projeto, no dia 6 de agosto. A música, de DJ MAM e Rodrigo Sha, foi composta há 10 anos quando o produtor japonês Makoto Kubota encomendou o “acalanto eletrônico” em solidariedade às vítimas da tsunami, dias após o duo compor o tema oficial da cidade do Rio. A trilha traz a participação do percussionista Marcos Suzano e da cantora Juju Gomes.

A mixtape “Demarcação Jazz”, que inclui “Três Quartos do Mundo” e mais duas músicas, chega às plataformas em 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas. Assinada pelo Jazz Botânico, a Mixtape reúne 30 artistas e coloca foco nos Guaranis do Rio de Janeiro. Morto aos 121 anos, filho de mãe indígena com um japonês, o cacique Miguel Benitez evoca a mensagem de abertura do álbum, numa conexão cultural e ancestral entre as sedes olímpicas. A Mixtape conta também com “Deixa o índio lá”, que reúne o coro de mais de 20 artistas da MPB na recriação de “Demarcação Já”, canção de Chico César e Carlos Rennó. A música traz o canto ancestral do Coral Guarani Tenonderã, “Pejukatu Xondaro’i”. Beneficiário do lançamento, o Coral também participa de “Do Guarani ao Guaraná”, que encerra a mixtape, junto aos mestres Gilberto Gil e Lenine.

Onde: https://www.instagram.com/festivaldemarcacaojaremix/.

Mais de Cultura