Top

Conheça Leandro da Silva, DJ ítalo-brasileiro top 9 do mundo

Foto: Divulgação

Se você é apaixonado por house music, com certeza você já favoritou alguma música do Leandro da Silva na sua playlist. O DJ e produtor musical ítalo-brasileiro coleciona títulos e conquistas que o consagram como um dos maiores nomes atuais da música eletrônica mundial. Com mais de 50 músicas lançadas em 6 anos, Leandro conquistou o #9 lugar como o DJ que recebeu mais suportes do mundo, no renomado ranking TOP 101 produtores da 1001 Tracklists, em 2020, representando o Brasil ao lado de Alok e Vintage Culture; foi convidado para fazer o remix oficial para David Guetta e Sia da track “Flames”, que já ultrapassa a marca de 8 milhões de streams no Spotify; e sua música “So Crazy” liderou a 1ª posição geral no Beatport, plataforma de venda de música mais famosa do mundo, por mais de 3 meses.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O amor pelas artes corre nas veias do produtor desde criança, quando ainda morava no Brasil: sua mãe é atriz, e trabalhou durante muito anos na TV Globo, e seu avô e tio comandaram a tradicional Rádio Tupi, no Rio de Janeiro, nos anos 1980. Aos 10 anos de idade, Leandro se mudou para a Itália com sua mãe, que abriu uma escola de Teatro na cidade de Roma e entre a coxia do teatro e a lembrança viva do trabalho que a família desenvolvia na rádio carioca, aos 16 anos Leandro fez sua estreia em uma pequena rádio italiana, mas ainda como funcionário.

O trabalho na rádio e o início da carreira como produtor musical aconteceram quase que simultaneamente, pois foi ali que ele teve o primeiro acesso aos softwares de produção e edição musical. Apenas 4 anos após debutar no mundo da produção, aos 20, ele ganhou um “Reality Radio” para trabalhar na mais importante e famosa rádio da Itália, a “Radio Deejay” e a partir desse momento, soube que seu hobby havia virado profissão.

Foto: Divulgação

“Eu sempre penso no privilégio que é ter uma música minha escolhida por alguém, em algum lugar do mundo, para ser ouvida naquele momento. E meu propósito é presentear as pessoas com uma viagem musical, seja na hora da diversão ou nos momentos mais introspectivos. Para mim, o poder de conexão da música está presente em cada movimento e em cada emoção que alguém sente ao dar o play, e isso transcende a relação produtor e ouvinte, e nos torna um só.”

Em um ritmo acelerado de lançamentos, o artista aproveitou a ausência de shows durante a pandemia para dedicar tempo em estúdio e aperfeiçoar, ainda mais, suas produções. Neste ano, já lançou pela Spinnin’ Records, a maior gravadora de música eletrônica do mundo, pela Nyx/Future House Music, pela Hexagon, do Don Diablo, pela Revealed, do Hardwell, pela Black Lizard, gravadora em que é A&R, e pela brasileira Hub Records. E ainda vem muita música por aí… Seu novo lançamento é a faixa “La Banda Boulevard”, assinada pela Spinnin’ e é uma releitura da original “La Banda”, música lançada em 2014, que viralizou no TikTok neste ano.

“Recebi o convite da gravadora para fazer uma nova versão desse som e, na mesma hora, já tive a primeira ideia da estrutura da música. Senti a vontade de incorporar um vocal e convidei a compositora e cantora Sam Stray Wood para assinar esse projeto comigo. Ela desenvolveu a letra e construiu um vocal original incrível que se encaixou perfeitamente com a linha harmônica da minha base, e depois de juntar o meu groove com o trompete veio a melhor parte: sentir a vibe da música! Fiquei feliz, porque consegui dar um refresh total na música original e imprimir a minha identidade sonora nessa nova versão.”

Apaixonado pelo Brasil e com diversos shows agendados para o tão aguardado pós-pandemia, o produtor tem trabalhado de forma intensa para resgatar sua origem, e como parte dessa estratégia, tem collabs com um time de brasileiros de peso programadas para os próximos meses: Vinne, Skullwell e Blando, além de Bhaskar. “Vejo como natural que o público europeu me conheça mais que o brasileiro, afinal de contas eu estou na Itália há 22 anos. É muito tempo! Mas eu quero sim rodar o Brasil com minhas músicas, representar o Brasil perante o mercado internacional e conquistar o público brasileiro. Sinto que esse é o momento certo pra isso.”

Após conquistar o #139 lugar no Ranking DJ Mag Top 150 DJs, em 2019, Leandro vivenciou o fenômeno inusitado de ser abordado por diversos veículos de imprensa brasileiros e profissionais da cena eletrônica entrando em contato em busca da resposta para a pergunta: “Quem é Leandro da Silva?”

“Percebi que muitos brasileiros não tinham ideia de quem eu era, e depois de verem a bandeira do Brasil ao lado do meu nome no ranking foi que começaram a me olhar com outros olhos, além de abrir espaço para o meu projeto no mercado nacional. Foi nesse momento, que percebi a necessidade de me reconectar com esse público que representa a minha origem, que são os meus conterrâneos.”

Foto: Divulgação

Pronto para carregar a bandeira do Brasil para os quatro cantos do mundo, o produtor acaba de lançar a campanha para o Top 100 DJs da DJ Mag 2021. “Se tem algo que eu acho que une Brasil e Itália, é a forma passional como lidamos com o que nos move. Acredito muito que se o que fazemos brilha nossos olhos, isso também vai chegar em quem recebe. Estou empenhadíssimo em ser um dos brasileiros no Top 100 e espero poder contar com o apoio de cada um de vocês!”

Mais de Cultura