Top

Galeria Marília Razuk exibe projeto com eixos temáticos 

Foto: Divulgação

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos temáticos e artistas de diferentes trajetórias e gerações. Esse é o cerne do Projeto 4×5, que será exibido até 20 de agosto no espaço físico e virtual da Galeria Marília Razuk.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com curadoria de Douglas de Freitas, o projeto é organizado em quatro eixos temáticos – Espaço, Projeto, Paisagem e Corpo -, eleitos a partir de quatro artistas emblemáticos que integram o acervo da galeria: Amilcar de CastroJulio PlazaEleonore Koch e Leonilson. Cada módulo será apresentado em exposições de curta duração, de cerca de 15 dias, e trará, ao todo, obras de dez artistas convidados e dez representados por Marília Razuk.

Em Espaço, primeiro módulo do projeto, que vai até 20 de agosto, serão exibidas obras de Ana SarioAlexandre CanonicoDaniel Acosta e Hugo Frasa em diálogo com a produção de Amilcar de Castro. Considerado um dos maiores artistas brasileiros, Amilcar foi um dos líderes do movimento neoconcretista, grupo que surgiu no final dos anos 1950 e defendia a liberdade de experimentação, sugerindo que a arte não é mero objeto, possui sensibilidade, subjetividade e vai além do geometrismo puro. 

Foto: Divulgação

“As formas geométricas planas de Amilcar se abrem para o espaço a partir das suas operações, seja de corte e dobra, seja de deslocamento. Nesse sentido, os artistas participantes desse primeiro módulo, trabalham com a forma e suas possíveis relações com o espaço, seja o espaço real, da tela, ou ainda o mental. Assim planos constroem elementos no espaço, ou espaços se planificam nas obras”, explica o curador.

No segundo módulo, Projeto, apresentado de 21 de agosto a 10 setembro, a pesquisa de forte caráter conceitual e de abordagem semiótica da arte do espanhol Julio Plaza será conjugada à obra de Ana Dias BatistaFroiidVanderlei Lopes e Raquel Gaberlotti.

Entre 11 de setembro a 1º de outubro será exibido o módulo Paisagem, exposição conduzida pelas pinturas de paisagens desabitadas da artista alemã Eleonore Koch, em diálogo com obras de DesaliLaura BelémMariana Serri e Rommulo Vieira Conceição.

Foto: Divulgação

Encerrando o projeto, de  2 a 17 de outubro, a galeria apresenta o módulo Corpo, mostra que parte da obra autobiográfica e sensitiva de Leonilson ao lado de obras de Adalgisa CamposAmanda Melo da MotaLais Myrrha e Maria Laet.

Todos os módulos serão exibidos de forma híbrida, no espaço físico e no viewing room da galeria. O público poderá, inclusive, acompanhar os processos de montagem e desmontagem que ocorrem entre as mostras.

Mais de Cultura