Top

Leticia Spiller deseja fazer mais música e se prepara para voltar aos palcos

Foto: Guilherme Lima

Atriz, mãe, cantora, produtora, poetiza. Aos 48 anos, linda e com tudo em cima, Leticia Spiller é uma mulher admirável. Dona de inúmeros papéis na Rede Globo, com os quais sempre se sobressaiu, ela, agora, durante a pandemia, aproveitou o tempo livre  com o marido, o músico uruguaio Pablo Vares, e os filhos, Pedro Novaes, 24 anos, e Stella Loureiro, 10, em seu sítio, onde busca novas energias para seu projetos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Casada há cinco anos com Vares, Leticia vem se preparando para estrear duas peças teatrais e um filme, além de outros projetos que ainda não pode adiantar, por conta da confidencialidade. A atriz, que já gravou um EP natalino, também pensa em um novo trabalho musical, carreira que passou a considerar com mais afinco, e que adora. Com marido e filho músicos, fica difícil se manter afastada dessa veia artística. 

Seu “casamento” de 29 anos com a Rede Globo chegou ao fim no modelo tradicional, agora ela fecha com a emissora por trabalho executado, mas diz que foi tudo de forma tranquila. “Foi um processo natural. A casa já vem adotando esse novo modelo há algum tempo. Nós temos uma relação de parceria muito boa. São mais de 30 anos de relação. Temos uma história e ainda teremos outros capítulos para escrever. Assim que surgir uma oportunidade, estaremos juntos outra vez”, conta.

No teatro está com duas peças na manga: “Hamlet Máquina” e “Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembrança”, ambas com sua mão na produção e na interpretação. Em “Hamlet”, inclusive, Letícia interpreta três papéis. Embora ainda não haja um data de lançamento ao público, ela já encenou pílulas de forma online, dando um gostinho do que deve vir pela frente. 

Foto: Guilherme Lima

Em conversa com RG, Leticia contou detalhes da carreira e da vida pessoal, leia o papo a seguir.

Como tem passado a pandemia, viajou? Vimos fotos suas no Instagram.

Eu passei boa parte do ano passado no meu sítio. Ficamos lá, isolados, por uns bons meses. É um lugar muito especial para mim. Eu preciso desse contato com a natureza. É lá que eu me energizo, me equilibro… E nesse momento tão delicado que passamos, foi importante ficar lá. Agora, eu estou ficando mais na minha casa, mas sempre que posso, vou para o sítio. Desde o início da pandemia, eu não peguei avião. Agora, por causa de um convite de trabalho, terei que viajar. 

Como foi a mudança de contrato com a Rede Globo? Agora você trabalha por contratos, é isso?

Foi um processo natural. A casa já vem adotando esse novo modelo há algum tempo. Nós temos uma relação de parceria muito boa. São mais de 30 anos de relação. Temos uma história e ainda teremos outros capítulos para escrever. Assim que surgir uma oportunidade, estaremos juntos outra vez.

Você está com 48 anos e com tudo em cima, como mantém a boa forma?

Acho que estou colhendo os frutos desses anos todos de cuidado. Eu acredito muito na prevenção, sabe? E tenho uma preocupação maior com o meu bem-estar, com a minha saúde física e mental. E o resto é reflexo. Eu amo dançar, então, sempre fiz aulas de dança. Faço todos os dias os meus ritos tibetanos. Começo meu dia assim. Agora eu estou mais ligada ainda na alimentação, no que estou ingerindo e consumindo. Meu professor me passa séries e eu malho sozinha em casa com meus pesos, elásticos, bola…

Tem algum ritual de beleza? Como cuida da pele do rosto e do corpo?

Eu gosto de cuidar da minha pele, do meu cabelo… Tenho minha dermatologista, que é muito especial, e sigo todas as recomendações dela. Limpo bem o rosto, uso cremes… O mesmo com o cabelo. E bebo muita água. Estou sempre me hidratando. Para onde eu vou, eu levo a minha garrafa térmica com água. 

Você tem projetos teatrais em andamento, “Hamlet Máquina” e “Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembrança”. Poderia contar sobre as obras e sobre seu papel nas peças?

Sim, tenho esses dois projetos em andamento. Por conta da pandemia, eles estão ainda em suspensão. Ano passado, nós chegamos a ensaiar de forma remota “Brilho Eterno”. As duas peças são dirigidas por Jorge Farjalla, que é um grande amigo e profissional. Em “Brilho”, eu contraceno com o Giane (Reynaldo Gianecchini). E no “Hamlet”, eu faço os três personagens: Hamlet, Ofélia e Elektra. Queremos que o Pablo [marido] faça a trilha sonora. E quero que o Pedro [filho] também participe da parte musical. São duas peças bem diferentes e muito interessantes.

Foto: Guilherme Lima

Tem alguma data para estreia?

Ainda não temos uma data fechada. Estamos vendo como a imunização do País vai seguir, como ela vai nos ajudar a sair da pandemia. Queremos fazer teatro de forma segura para todos.

Pretende fazer teatro online?

Ano passado, nós fizemos umas pílulas de “Hamlet” para as redes sociais. Um aperitivo desse trabalho. Nós gravamos no teatro XP, no Rio, e colocamos esses vídeos na web.

Conte sobre o filme “Clube da Saudade”, do qual você é produtora e protagonista. Do que se trata a história e como é sua personagem?

É uma história linda sobre um clube de dança de uma cidade do interior de Goiás. É uma história que chamou a minha atenção e é uma comédia romântica deliciosa. Estamos na fase de captação para podermos filmar. Esse projeto é mais uma parceria minha com o Paulo Vespúcio, que também escreveu e dirigiu “O Casamento de Gorete”, que foi um filme muito bem-sucedido.

Tem algum convite para novela ou série?

Tenho já alguns trabalhos previstos, mas ainda não posso dar muitos detalhes. Mas, em breve, vocês saberão.

Como anda sua carreira na música, tem projetos de lançar outro EP?

A música ganhou um espaço na minha vida nos últimos 8, 9 anos. É algo que eu amo fazer. E sempre que existe uma oportunidade, eu quero aproveitar. Fiz uma música com o Dienis, “Lua Cheia”, que tem também versão em espanhol. Ano passado, nós fizemos um EP de natal, que ficou lindo e eu amei. Pablo, meu marido, é músico, também participei de um lançamento dele, “Quimera”. Tenho desejo de lançar mais coisas, sim.

Você é bem presente nas redes sociais, como lida com isso, já teve haters? Acha importante manter o contato com os fãs por meio das redes?

Eu prefiro focar no que é bom. Mesmo. Tem tanta gente legal nas redes, que vem trocar comigo. Prefiro focar nisso. Dificilmente vamos agradar a todos, e ok. A questão é quando falta respeito. Eu sempre respeito o meu próximo. Não vou deixar de ter esse canal com os meus fãs, com pessoas que gostam de mim por causa de comentários desagradáveis.

Foto: Guilherme Lima

Como você vê o papel da mulher e o feminismo nos dias de hoje?

Tivemos avanços e ainda temos muito o que conquistar. Não podemos diminuir as conquistas, mas também não podemos nos acomodar. Nossa sociedade ainda é extremamente machista e o caminho é longo para termos uma equidade entre homens e mulheres.

Leticia, como você avalia o atual governo federal e sua política anticultura?

Eu fico bastante estarrecida com as coisas que ando vendo. A cultura, a educação, a saúde… Pilares fundamentais para uma nação, eu vejo que não são prioridades. Lamento profundamente.

Veja mais na galeria:

Créditos:
Fotografia: Guilherme Lima.
Styling: Samantha Szczerb.
Beleza: Walter Lobato.
Agradecimentos: Hotel Hilton, By Segheto, Ana Botafogo Maison, Glossy e Lybethras.

Mais de Cultura