Top

Museu da Língua Portuguesa reabre as portas em julho

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Museu da Língua Portuguesa reabrirá suas portas no próximo dia 31 de julho. Totalmente reconstruído, o museu passou por uma intensa e enorme reconstrução depois do incêndio que o atingiu em dezembro de 2015.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Um dos primeiros museus totalmente dedicados a um idioma, instalado na cidade com o maior número de falantes de português no mundo, na histórica Estação da Luz, o museu celebra a língua como elemento fundador da nossa cultura.

Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na história e na diversidade do idioma falado por 261 milhões de pessoas em todo o mundo.

No dia 31, além da cerimônia presencial com autoridades, a inauguração será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Museu (Facebook e YouTube).

Por conta da Covid-19, o museu terá capacidade restrita e os ingressos serão adquiridos exclusivamente pela internet, com dia e hora marcados. Os visitantes receberão chaveiros touchscreen para evitar toque nas telas interativas.

Já a exposição temporária de reabertura do Museu, “Língua Solta”, traz a língua portuguesa em seus amplos e diversos desdobramentos na arte e no cotidiano. Com curadoria de Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos, a mostra conecta a arte à política, à vida em sociedade, às práticas do cotidiano, às formas de protesto e de religião, em objetos sempre ancorados no uso da língua portuguesa.

Mais de Cultura