Top

Online:  espetáculo “O Cão de Kafka” estreia dia 9 de julho 

Foto: Divulgação

Sintetizando a natureza da obra kafkiana, “O Cão de Kafka” é inspirado no conto “Investigações de Um Cão”, de Franz Kafka. Encenação em formato inédito no Brasil, com concepção e direção de Marcya Harco e protagonismo do ator Paulo Drumond. A peça estreia no próximo dia 9 de julho, no YouTube, e ficará disponível até 23 de julho.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Além do formato linear de vídeo já conhecido pelos usuários da rede, a parceria com a Emergência Cuandrante, coordenada por Tatiana Travisani e DeCo N, também traz uma versão interativa do espetáculo por meio da plataforma Eko Studio. Com ingressos disponíveis na plataforma Sympla, os espectadores poderão interagir com algumas cenas através de ícones gráficos disponíveis na tela, permitindo escolher ângulos da câmera, induzir uma ação do ator ou mudar o som da cena.

A encenação é baseada em trechos da obra de Kafka, na qual o personagem principal, um cão, conta para a sua plateia algumas experiências marcantes, em épocas variadas de sua vida, desde a infância até a velhice. Essa plateia, o público, é referida pelo cão como a sua própria comunidade de cães. Como um cientista, um pesquisador, ele realiza uma análise metafísica e existencial de seu estado. Recorre a indagações sobre a origem do alimento no mundo, levantando questões sobre a fome, a arte, a cultura e a natureza das coisas.

Foto: Divulgação

Entremeando e interferindo nessa narrativa, por meio de elementos dramáticos e performativos, a encenação vai suscitando, imagética e sonoramente, momentos que são, sensações, sonhos, perturbações, angústias, dores, alegrias de infância do personagem.

A presença do animal faz parte de muitas obras de Kafka. A metamorfose e o devir estão presentes nela. Neste espetáculo, é possível entrar em devir entre o ator e o animal cão, convidando os espectadores a “performar” mentalmente e reelaborar a sua poética em um processo de devir-animal, deixando de lado sua forma vital, captando o vislumbre do dinamismo do animal em uma visão intuitivamente estética. 

Drumond entra em devir-cão, um limiar fronteiriço entre o distanciamento e a aproximação com o animal.

Em “O Cão de Kafka”, o público é convidado ao universo dos devires, não como contemplador em passividade, mas como vivenciador de uma experiência significativa, participando do ato criativo em devir, como um norte para o entendimento de si mesmo e do outro, seja animal, vegetal ou mineral.

Para garantir seu ingresso gratuito, tanto para a transmissão no Youtube quanto para a versão interativa, acesse: https://www.sympla.com.br/produtor/cialudica.

Foto: Divulgação

Mais de Cultura