Categories: Cultura

Laboratório Siameses, uma das principais vozes artísticas de SP, anuncia “Corpos Octópodes” para 2021

Share

“Corpos Octópodes” – Foto: Casa Estúdio

Contemplado pelo 29º edital de Fomento à Dança de São Paulo, o Laboratório Siameses  inaugura  nova fase com o projeto “Corpos Octópodes”, que engloba três obras inéditas – “Da Natureza da Besta”, “Moscas de Fogo” e “Nas bordas daquilo que se fura”-, além da série de encontros “Convergências” e aulas de preparação corporal voltadas para o público geral, com direção artística de Maurício de Oliveira e direção geral de Clayton Santos Guimarães (Tono). Em constante inovação e produção mesmo durante a pandemia, o grupo, que tem 15 anos de atuação em território paulistano, repensa a forma de produzir dança e se coloca como um ambiente de experimentação da linguagem artística.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Sustentado pela tese de partilha criativa, o projeto reúne mais de 60 profissionais, com nomes já consolidados no cenário artístico nacional como Ester Laccava e Alejandro Ahmed e artistas ascendentes, e cada um tem uma posição ativa enquanto criador e propositor. 

“Nos últimos dois anos, tornou-se latente a necessidade de repensar a forma de produzir dança contemporânea na companhia. Decidimos então  abrir as portas para novos colaboradores que pudessem trazer para dentro dela suas próprias pesquisas e assim, crescer conjuntamente. Esse ambiente de experimentação e mobilidade nos fez perceber que a própria ideia de companhia precisava de mudanças. Assim, escolhemos o conceito  de um espaço de experimentação de linguagem mais horizontal: o Laboratório Siameses”, comenta Tono.

A primeira consequência dessa nova estrutura é a série de encontros mensais “Convergências”. Ao longo de nove edições, os colaboradores do projeto se reúnem para criar uma experiência única de partilha (oficinas, masterclasses, bate-papos etc.) a partir de seus interesses comuns, suas pesquisas e questões criativas. 

Abertas ao público, as reuniões têm como principal objetivo aproximar os espectadores ao cotidiano da criação e dos bastidores do espetáculo.

Mantendo o espírito de aproximação, o Laboratório oferece a formação continuada aos interessados em estudar corpo e movimento, ministrada por Maurício de Oliveira. As aulas oferecem ferramentas de alteração da consciência corporal, alinhadas à reorganização por meio da ioga e da técnica de Alexander e têm o intuito de contribuir para a construção da linguagem autoral de atores, bailarinos e demais interessados em compreender as potencialidades do corpo. 

“Durante nosso processo de pesquisa e de reestruturação, percebemos os benefícios de um processo continuado na dança. Então, ao longo de um ano, vamos explorar as potencialidades expressivas do corpo em movimento e estimular a autoconsciência corporal dos participantes”, comenta Oliveira.

As três faces de “Corpos Octópodes”

Trazendo referências que vão dos pensadores Peter Sloterdijk e sua Trilogia das Esferas, Byung Chul-Han e Hans U. Gumbrecht, aos trabalhos de Emir Kusturica, Emerson Munduruku/Uyra Sodoma, Dzi Croquettes e Nina Hagen, “Corpos Octópodes” apresenta três capítulos de uma história sobre o afeto e a capacidade de compreender o outro.

“Da Natureza da Besta” abre esse novo caminho da Siameses com um solo de dança que desliza por variadas linguagens artísticas. Marcando o retorno de Oliveira aos palcos após sete anos afastado, o trabalho surge como uma reflexão sobre sua vida enquanto um artista de 54 anos, negro e vivente de um tempo que urge por um futuro regido pela vida, não pela sobrevivência. Para a direção, foi convidada a atriz e diretora Ester Laccava, que possui um trabalho de mais de 20 anos com processos de construção dramatúrgica e pesquisa autobiográfica. A light artist Mirella Brandi é responsável pelas influências da luz no espetáculo, o musicista Muepetmo explora a interação entre luz cênica e ambientes sonoros e o artista visual e designer Ronaldo Fraga assume a pesquisa e criação de figurino da primeira obra.

“Moscas de Fogo” é um espetáculo-show, inspirado no livro “A Sobrevivência dos Vagalumes” de Georges Didi-Huberman. Referência a uma citação de Pier Paolo Pasolini, em que os artistas são como vagalumes, capazes de iluminar mesmo a noite mais escura,  vem como  uma homenagem às artes e àqueles que se dedicam a ela. “Durante a pandemia, os artistas foram os primeiros a parar e provavelmente serão os últimos a voltar a trabalhar. Por outro lado, sem as produções artísticas, o processo de isolamento seria extremamente perturbador”, reflete Tono. 

No espetáculo, a dança se enlaça com a música para compor um quase-musical sem regras.  A criação e direção são de Maurício em conjunto com os bailarinos Gabriel Tolgyesi, Grazielly Perdiz, Juarez Moniz, Maria Basulto e Rebecca Tadiello. Com figurinos da designer Adriana Hitomi e projeto de luz do light artist, performer e ativista Paulo Fluxus, a apresentação ainda guarda surpresas a serem reveladas nos próximos meses.

“Nas Bordas Daquilo Que Se Fura” encerra a trilogia de espetáculos e discute as estruturas que procuram continuamente formatar nossa relação com o corpo, desqualificar a diferença e nos fechar em bolhas. Trazendo as relações de poder acerca do corpo para o centro das reflexões, o trabalho retoma a pergunta que guia todo o projeto, o estar-junto, para apontar para um caminho revolucionário: o mimo como princípio para uma sociedade da leveza, um espaço de solidariedade que dariam lugar a bolhas cada vez menores, porém juntas. Em “Nas Bordas”, Oliveira se junta a Danielle Rodrigues e Marina Salgado como intérpretes, sob direção do renomado coreógrafo Ahmed. O trabalho conta ainda com a criação musical do cantor, guitarrista e compositor norte-americano Arto Lindsay.

Com “Corpos Octópodes”, o Laboratório Siameses convida todos a deixarem suas bolhas de lado para buscar uma forma de criar-junto, de construir algo em cima do improvável, de terrenos inseguros e usar dessa instabilidade para se reencontrar com os efeitos subversores da arte.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024