Top

“Entrevistas do Sair à Luz”: documentário conta a história de ilustradores brasileiros

Ilustrador Rubem Grillo – Foto: Divulgação

A evolução no papel do ilustrador na comunicação social brasileira e os desafios e vicissitudes da profissão são os objetos de análise do documentário “Entrevistas Do Sair À Luz”. O conteúdo estará disponível a partir deste sábado (03.07), às 22:00, no canal de TV por assinatura Prime Box Brazil e estará disponível também na plataforma de streaming Box Brazil Play.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O projeto, que começou a ser filmado em 2008, conversa com grandes nomes da ilustração brasileira para apresentar um panorama sobre a evolução das artes gráficas no jornalismo nacional, analisando desde as particularidades estéticas de cada período, a ressignificação de sua função social, os impactos das novas plataformas de mídias digitais na produção e consumo do formato, além de aspectos particulares do processo criativo dos entrevistados.

O ilustrador Renato Alarcão em ação em cima de um desenho – Foto: Divulgação

“Já são 25 anos trabalhando como ilustrador. A profissão, a cada cinco anos, sofre reviravoltas e, para se atualizar com o passar do tempo, é preciso sempre ter em mente que a nossa essência é sermos um cérebro guiando uma mão. É necessário estarmos antenados sobre os problemas sociais que nos assolam, para colocarmos significado naquilo que queremos mostrar”, afirma o ilustrador Renato Alarcão em seu depoimento ao projeto.

O documentário conta com depoimentos de Renato Alarcão, Renato Aroeira, Luciano Feijão, Graça Lima, Luis Trimano, Rubem Grillo, Anabella López, Luiz Gê, Allan Sieber e Orlando Pedroso.

Ilustrador Marcos Mello – Foto: Divulgação


Documentário “Entrevistas do Sair à Luz”
Onde: Canal Prime Box Brazil ou Plataforma de streaming Box Brazil Play
Estreia: 3 de julho, 22h00
Reprises: dias 08 (22:00), 13 (13:00), 18 (22:00) 24 (00:00) e 29 (22:00) de julho
Duração: 84 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Mais de Cultura