Top

Casa de Cultura do Parque apresenta trabalho de Adrianne Gallinari

“Paisagem”, 2018, Adrianne Gallinari no projeto 280 x 1020 – Foto: Laura Jabur

Como parte do primeiro ciclo expositivo do ano, a Casa de Cultura do Parque exibe, até 19 de setembro, a obra “Paisagem”, de 2018, da artista multimídia Adrianne Gallinari, no projeto 280 x 1020 – parede localizada entre espaço interno e externo da casa, em varanda coberta.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Paisagem” consiste em um enorme desenho, de dimensões de 260 cm x 1010 cm, feito com giz de cera sobre tecido. Sobre ele, uma série de narrativas gráficas se desenrolam, cada uma delas resultante de uma modalidade do gesto, com finalidades distintas. “Da garatuja, do risco assistemático e ocioso, ao gesto obsessivo e regular, próximo à escrita, passando por figurações tênues, esboços de pessoas, arquitetura e paisagem, o desenho de Adrianne Gallinari demonstra-nos que o gesto é o motor de tudo o que existe”, reflete o curador e crítico Agnaldo Farias.

A obra se organiza a partir do adensamento das linhas que se repetem e criam formas abstratas e uma dimensão subjetiva sobre a imagem. “Na construção tem essa questão da linha, da delicadeza, mas quando o trabalho fica pronto e vai para o espaço expositivo, ele cria essa forma sólida e densa”, pontua Adrianne.

Exibido durante exposição individual em Belo Horizonte, a obra chega à Casa de Cultura do Parque com um convite ao público: sensibilizar o olhar às diversas possibilidades e perspectivas do gesto. “Silhuetas e construções arquitetônicas enredam-se umas nas outras, números e nomes são listados um após o outro e os desenhos descolam-se do mundo, impregnam-se de energia e sentimento para se transformarem em signos ligados à memória e aos lugares por onde se viveu, até atingirem as fronteiras do tempo e espaço abstrato.”, conclui Farias.

Mais de Cultura