Top

Quarteto vocal Cantrix lança medley em homenagem aos 79 anos de Gil

Foto: Divulgação

Cantrix é Renata Ricci, Vanessa Mello, Valéria Barcellos e Nathália Serra. As quatro cantoras e atrizes, que escolheram o repertório do ícone Gilberto Gil – e tudo o que ele representa – para levantar temas relevantes, como o empoderamento feminino e a diversidade sexual, de um modo leve e singular. Com uma forte veia dramática, há 3 anos o grupo performa o “Cantrix Canta Gil”, um show repleto de história e atitude que passará a integrar todas plataformas digitais, por meio da produção e gravação dos principais singles em estúdio. O trabalho é uma homenagem ao aniversário de Gil, que completa 79 anos neste sábado (26.06).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

 A primeira faixa a ser lançada é um medley que une os sucessos: “Palco”, “Toda Menina Baiana”, “Realce” e “Domingo no Parque”. 

Com uma equipe formada essencialmente por mulheres, o objetivo do grupo é claro: criar uma conexão feminina que transcenda os limites do palco. O projeto nasceu em 2003, entrou em hiato em 2008 e ressurgiu dez anos depois, em 2018, com o show “Cantrix Canta Gil”. Desde então, percorreu casas de shows e espaços culturais, com algumas mudanças em sua formação ao longo do tempo – Ana Canãs, Miranda Kassin, Aline Muniz e Yael Pecarovich são artistas que já integraram o grupo. 

A partir de 2020, passaram a realizar transmissões online, devido à pandemia. Renata Ricci, única integrante desde a primeira formação, deixa claro a importância de buscar por mulheres trabalhando em cada função, seja ela técnica, criativa ou artística: “A maternidade me fez admirar muito mais as mulheres e enxergá-las de outra maneira. Comecei, então, a ficar incomodada por me sentir apenas proclamando o discurso feminista e não fazendo nada efetivo a respeito. Percebi que a melhor maneira de empoderar uma mulher é dando um lugar a ela”, diz.

Nesta nova fase, em que o quarteto passa a registrar suas canções em estúdio, os arranjos são assinados por todas as integrantes em conjunto com a diretora musical Karina Muniz e a produtora Mônica Agena. “A Mônica sugeriu uma pegada bem disco para essa versão repaginada de ‘Palco’, que amamos! A música tem um espírito comemorativo, para cima, que também abriga climas diferentes, mas sempre volta para o sentimento festivo original”, comenta a cantriz Vanessa Mello. A banda é formada por Karina Muniz (piano), Nicole Paes (bateria/percussão), Nina Novoselecki (sopro), Gê Ruiz (baixo) e Mônica Agena (guitarra).

Ao todo, serão 6 composições repaginadas de Gilberto Gil que o Cantrix irá lançar nos próximos meses. O grupo também está produzindo um documentário próprio que retrata seus ideais, ciclos e transformações – entre eles, a recente saída da cantora Yael Pecarovich e a entrada de Nathália Serra. 

Mais de Cultura