Top

Guto Neves lança “Obra Mármore”, série de arte inspirada em contornos protetivos

Foto: Acervo Pessoal

Os contornos protetivos de espumas e isopores encontrados nas caçambas do Jardins, na capital paulista, serviram de diretriz para que o designer de joias Guto Neves desse forma às suas esculturas em mármore. “Criei alguns diálogos sobre as obras, como proteção x capitalismo, dentro x fora, joia x obra, natural x construído e metal x mineral”, resume. A primeira escultura da série “Obra Mármore” ficou pronta em outubro de 2020, mas só agora ganha o mundo.

SIGA RG NO INSTAGRAM

De parede, elas medem entre 20 e 60 cm. “Acredito que o dom da habilidade manual e o olhar esteta tenham contribuído para uma harmoniosa resolução”, conta. A paixão por esculturas não vem de hoje. Entre 2000 e 2001, ele havia feito um curso dos irmãos Campana no Museu Brasileiro da Escultura (Mube), e depois foi estagiário de Carlito Carvalhosa, conhecido por suas esculturas em gesso, no museu.

“Os artistas que mais admiro são escultores, como (Constantin) Brâncuși e Sergio Camargo. Acredito que esta tenha sido a diretriz”, complementa. Para ele, o metal se torna o protagonista nas criações das joias e as pedras são elementos pontuados. Nas esculturas, o mineral é único e absoluto. Na lista de clientes, Noberto Pinheiro e Felipe Diniz para citar alguns.

A ideia agora é que estas peças em mármore sejam expostas nas paredes dos amigos, uma vez que ele está negociando a venda com uma galeria de arte. E é só o começo, vide que depois de explorar o branco Sivec Grego, as próximas devem ser produzidas em mármore negro espanhol. RG, desde já, quer!

Mais de Cultura