Top

Live: Orquestra Ouro Preto faz homenagem a lenda do jazz

Orquestra de Ouro Preto – Foto: Divulgação

A mistura requintada do piano e dos trompetes do jazz com os acordes de violinos e violoncelos será apresentada no próximo concerto da Orquestra Ouro Preto (OOP). O repertório escolhido é a música impecável e sem fronteiras de um dos maiores nomes do gênero, o pianista e multiartista Duke Ellington (1899-1974).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em live inédita, a primeira incursão jazzística da OOP promete uma experiência diferenciada que vai transportar o público para o clima intimista, típico da época áurea do ritmo nos Estados Unidos. O concerto será transmitido ao vivo, gratuitamente, no dia 19 de junho, sábado, às 20h30, no canal do YouTube da orquestra.

Famoso por sua enorme contribuição ao jazz e à música americana, Ellington criou a combinação do jazz com o blues e o som das grandes orquestras de swing se tornando um dos músicos mais influentes do seu tempo. Ao lado da Duke Ellington Orchestra, o músico tocava o chamado estilo jungle, com arranjos minimalistas e a presença forte do trompete.

No concerto, o público irá apreciar sucessos como “Take the ‘A’ train”, “In a sentimental mood” e “Sophisticated Lady” e outros que já foram interpretados também por grandes nomes do jazz como Billie Holliday e Ella Fitzgerald. O maestro Rodrigo Toffolo ressalta que será a primeira vez que a OOP irá trabalhar o repertório. “O concerto será um convite para o público viajar conosco ao mundo do jazz e conhecer a música de excelência de Duke Ellington, um artista gigante, referência por sua criatividade ímpar.”

Com arranjos de Maurício de Souza, a apresentação traz como convidado especial o renomado pianista brasileiro Cristian Budu, parceiro da OOP em outros concertos, tendo gravado recentemente o 12º disco do grupo.

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o concerto seguirá todos os protocolos de saúde e segurança para a equipe e músicos. Em função das restrições da pandemia, não haverá presença de público.

Mais de Cultura