Cultura

Galeria Jaqueline Martins comemora dez anos

Share

Foto: Divulgação

Dedicada inicialmente ao resgate de artistas e práticas experimentais dos anos 1970/1980, a galeria paulistana Jaqueline Martins promoverá neste ano uma programação que reverbera e atualiza os principais eixos que guiaram a sua atuação na última década: exposições de artistas históricos em diálogo com jovens contemporâneos, projetos em parceria com outros agentes do setor e iniciativas online que ampliam a noção do que pode ser uma exposição de arte.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Fundada em maio de 2011, a história da galeria começou a partir das pesquisas individuais de sua diretora, Jaqueline Martins, 44, nos catálogos e arquivos não digitalizados do MAC/USP. Dez anos depois, a Galeria Jaqueline Martins se orgulha de ter expandido e consolidado as pesquisas que nortearam o seu programa. Atualmente localizada em um prédio industrial de 600 metros quadrados na Vila Buarque, São Paulo, a galeria inaugurou no ano passado um espaço em Bruxelas, Bélgica, iniciativa que amplia o alcance internacional de seu programa e seleção de artistas.

O mergulho que Jaqueline realizou dentro da produção conceitual, política e processual brasileira dos anos 1970/1980 foi fundamental para os primeiros passos da galeria e a definição de um dos pilares de sua missão como galerista: reapresentar ao público, e aos agentes institucionais, artistas cuja produção experimental nunca mais foi vista desde sua primeira apresentação em Bienais e outras exposições. Artistas como Letícia Parente, Lydia Okumura, Rafael França, Hudinilson Jr., Genilson Soares, Regina Vater e Martha Araújo produziram instalações, vídeos, performances e obras sonoras que, se até os anos 2011 eram desconhecidas pelo público e instituições no Brasil e no exterior, conquistaram visibilidade e reconhecimento através de apresentações com ambiciosos projetos em feiras internacionais e exposições pelas mãos da galeria.

Obra de Erika Mayumi – Foto: Divulgação

Com a bagagem da pesquisa em torno de artistas históricos em diálogo com jovens artistas como Ana Mazzei, Daniel de Paula, Adriano Amaral, Charbel Boutros e Ícaro lira, o DNA da Galeria Jaqueline Martins foi rapidamente reconhecido. Em 2012, participou de sua primeira feira internacional, a Frieze Londres, onde ganhou elogios do renomado critico de arte e curador britânico Guy Brett ao expor o trabalho de Genilson Soares. Desde então, a galeria tem participado do circuito internacional de feiras, sempre levando para cidades como Madrid, Basel, Paris, Nova York e Bruxelas, apresentações com forte caráter experimental.

Se 2021 marca os dez anos dessa história, os eventos planejados buscam não apenas celebrar, mas também reafirmar e dar continuidade à visão que Jaqueline cultiva junto ao seu time de artistas. O espaço de São Paulo recebe no primeiro semestre do ano individuais de Lydia Okumura e Rafael França, enquanto a nova sede em Bruxelas leva pela primeira vez ao público europeu obras do veterano artista gaúcho Victor Gerhard, em exposição/diálogo com Adriano Amaral, artista paulista cuja carreira na Europa ganhou intenso destaque nos últimos cinco anos.

No no digital, dando continuidade às bem-sucedidas experiências testadas em 2020, o artista Ricardo Basbaum, em parceria com o curador Marcelo Rezende e a plataforma de arte virtual aarea, propõe uma ocupação dentro do site oficial da galeria. Utilizando-se de diagramas, linhas do tempo, eventos, dados e imagens, Basbaum pretende rever os dez anos de história da galeria a partir do próprio conteúdo gerado por todos os projetos realizados ao longo deste tempo.

Foto: Divulgação

Desenvolver um programa cada vez mais multidisciplinar e multirracial, como é o mundo, é um dos objetivos de Jaqueline para os próximos anos. Fortalecer a arte brasileira e a filial na Bélgica, dialogando com artistas locais, estabelecendo intercâmbios, valorizando também seus artistas internacionais, como Charbel-joseph H. Boutros, do Oriente Médio, e grandes nomes da arte conceitual, como Robert Barry, fazem parte da visão da galeria.

“Temos o desafio de sobreviver a mais um ano de pandemia sem perder a criatividade e o desejo genuíno de ser uma galeria que apoia o desenvolvimento dos artistas, compartilhando com nosso público e colaboradores um programa marcado pelo rigor conceitual, inclusivo e plural”, diz Jaqueline.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024