Top

Curta-metragem com Mayana Neiva e Vera Holtz aborda temática LGBTQIA+

Foto: Reprodução/Instagram/@veraholtz

 

Após anos distante, Marcela decide voltar à casa de seus pais para contar uma novidade: vai se casar com sua namorada, Bianca. É esse o início do curta-metragem “Bem-vinda de Volta”, que traz no elenco nomes como Mayana NeivaVera Holtz e a própria idealizadora, Christiane Fogaça. Com gravações previstas para o segundo semestre deste ano, a densa história será contada de forma leve, visando atingir o maior número de pessoas possível.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“O curta toca em temáticas que eu considero urgentes. O Brasil ainda é um país muito preconceituoso, e muitas pessoas passam por momentos similares com o da proposta de roteiro do filme. Achei convidativa e bem necessária a reflexão em tempos de intolerância como esses que estamos vivendo”, destaca Mayana, uma das protagonistas do projeto e que, atualmente, está na TV com a personagem Desirée Oliveira, na reprise da novela “Ti Ti Ti” na TV Globo. “Na trama, temos um fluxo intenso de pequenas descobertas que são grandes libertações. Abordamos como a capacidade de aceitação da família é fundamental, assim como a autoaceitação”, acrescenta a atriz.

A ideia do projeto surgiu em 2012 e foi tomando forma após alguns acontecimentos na vida de Christiane. Ao se encontrar em um relacionamento com uma mulher e decidir se assumir para a família, Christiane enfrentou momentos que mudaram sua história e, consequentemente, despertaram a sua vontade de seguir com o projeto. Fez uma primeira parceria com o roteirista Diego Marques, que a ajudou na estruturação de suas ideias e, depois, outros roteiristas também passaram pelo projeto. Em 2019, convidou Nicole Gullane para assumir o roteiro e também assinar a direção. “Espero que este filme cause reflexão não apenas em mulheres que passam por um processo de descoberta da sexualidade, mas também em toda a sociedade. Queremos mostrar outro viés da vida de uma pessoa LGBTQIA+, que pouco é retratado no cinema: a esperança”, comenta Christiane.

Foto: Reprodução/Instagram/@mayananeiva

Além do objetivo de dialogar com o público feminino adulto, interessado em filmes e séries sobre relacionamentos humanos ou temáticas LGBTQIA+, o projeto visa a dar voz às mulheres dentro e fora das telas, de acordo com a idealizadora: “Queremos dialogar com todas as classes, incluindo D e E, nas quais é possível observar uma taxa alta do público LGBTQIA+ e que, nem sempre, possui suporte psicológico para viver e compreender sua sexualidade, infelizmente. Destaco, também, que nossa equipe é composta, majoritariamente, por mulheres e/ou  LGBTQIA+”.

O curta está em fase de captação de recursos e busca apoio, principalmente, de empresas que costumam dialogar com a comunidade LGBTQIA+. “Tem sido uma jornada difícil na busca de recursos financeiros, pois já recebi muitos ‘nãos’. Mas acreditamos que conseguiremos parcerias com organizações que tenham valores que conversem com a nossa causa”, complementa Christiane.

Elenco de peso

Conhecida por atuar em novelas como “Ti Ti Ti”, “O Outro Lado do Paraíso” e séries como “Rotas do Ódio”, todas da Rede Globo, Mayana dará vida à protagonista Marcela. No papel de sua mãe, Vera Holtz, que dispensa apresentações, interpretará Ivone, trazendo para a personagem o frescor e alegria naturais de sua personalidade. Bianca, namorada de Marcela, será interpretada pela idealizadora do curta-metragem, Christiane, que fará sua estreia no audiovisual, trazendo toda sua experiência dos palcos do teatro. O irmão de Marcela, Julio, será representado por Gabriel Godoy, um dos protagonistas das séries “Homens” e “5x Vezes Comédia”, ambas da Amazon Prime. Sua esposa fictícia, Vanessa, ganhará vida pelo talento de Thais Lago, destaque da série “3%”, da Netflix.

Para o papel de Paulo, pai da protagonista, o ator escolhido foi Nelson Baskerville, com mais de 40 anos de carreira, indicado a cinco prêmios Shell e que, atualmente, pode ser visto nas séries “O Negócio”, da HBO, “Carcereiros” de Eduardo Belmonte para a Rede Globo e “Coisa Mais Linda”, da Netflix. Somam-se à trama os tios Jaime e Suzana, interpretados, respectivamente, por Augusto Madeira e Fafá Rennó. Augusto é protagonista da série “O Homem da sua Vida”, da HBO, e dono de papéis memoráveis em “Bingo: O Rei das Manhãs”, dirigido por Daniel Rezende, e “Ninguém tá Olhando”, da Netflix. Já Fafá é conhecida por interpretar a mãe do Cebolinha em “Laços”, de Daniel Rezende, assim como por sua longa jornada na série “Escola de Gênios”, do Canal Gloob.

Mais de Cultura