Top

“Silêncio”: diretor Diego Esteve lança seu primeiro longa; veja trailer

O diretor Diego Esteve – Foto: Divulgação

Com um currículo que já conta com mais de 35 curtas, o diretor Diego Esteve dá um novo passo na sua carreira com o seu primeiro longa-metragem que tem o nome de “Silencio”. O filme, que tem previsão de lançamento para dezembro de 2021, conta a história da roteirista Sara, vivida pela atriz Yasmin Martins Mendes, que está trabalhando em um novo projeto quando começa a ter crises que vão evoluindo para ataques de pânico cada vez mais recorrentes, desenvolvendo, assim, uma síndrome do pânico.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Nos propusemos a expor a realidade (que nunca é igual) de quem enfrenta essa luta diária, mas a vida também precisa continuar e esse embate está ali exposto no filme. Sempre com muito cuidado, verdade e deixando o expectador construir sua experiência junto a personagem principal. Tocamos em várias questões humanas e sensíveis no filme, que se misturam a trama central”, comenta o diretor.

O filme nasceu após encontro com o roteirista Costa Martins que, ao apresentar a ideia ao diretor, conseguiu mostrar a intensidade da temática e a relevância do assunto para o momento atual em que estamos vivendo.

“À medida em que ele foi se desenvolvendo, fui adentrando mais à sua temática e ao seu estilo de escrita, imagens e poesia. O tema, síndrome do pânico, me instigou e acabei descobrindo muitas particularidades sobre a condição e que podemos até imaginar como é, mas só quem vive sabe realmente o que se passa. E assim fomos chegando à linguagem que resultou no filme”, ressalta Martins.

ASSISTA AO TRAILER 

Além da protagonista, o elenco conta com Lucas Tier, que faz Pedro, Carolina Morena, interpretando Alice; Tiago Deam, como Lucas; Luzia Avellar, dando vida à Yasmin, e Rhavine Chrispim, como Manoela. A trilha sonora foi feita especialmente para o longa e ficou por conta do cantor Faehl.

“Gravamos com uma equipe reduzida, pois tudo foi feito durante a pandemia e o cuidado é essencial sempre. Todos se dispuseram a dar tudo de si para suprir as demandas que surgiam, e nem sempre tínhamos o ‘número’ de profissionais disponíveis, por conta da pandemia. Mas todos foram excepcionais. Atores, produção, fotografia, áudio, arte, figurino, sempre deram o seu melhor dentro de todos protocolos de segurança e saúde”, complementa Diego.

As gravações de “Silencio” se iniciaram no final de 2020, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária da Organização Mundial da Saúde (OMS), na cidade do Rio de Janeiro, nos bairros por onde a trama percorre. Algumas cenas foram gravadas em parceria com o Metrô da cidade.

“Buscamos essa parceria com o Metrô para dar mais veracidade a essas cenas, porém precisávamos manter sempre em mente saúde em primeiro lugar da equipe, dos funcionários e de todos que estivessem ‘por perto’ de alguma forma. Então fizemos isso em um horário em que havia quase zero tráfego. Isso ajudou bastante nos transcorrer das gravações e nas finalizações do nosso longa”, diz o diretor.

Além das cenas feitas no metrô, Diego, Yasmin e o ator Lucas Tier chegaram a morar durante um tempo juntos para fazer cenas do casal para o longa.

“Foi muito legal, pois pudemos imergir nessa experiência, a Yasmim e o Lucas foram excelentes durante todo o tempo e se entregaram aos seus personagens. Em breve isso poderá ser visto pelo grande público e fico muito feliz em poder contar essa história”, conta Esteve.

A previsão de estreia de “Silencio” é para o final de 2021, nos cinemas norte-americanos e no streaming, mas tudo irá depender do estado da pandemia de coronavírus até lá. O longa também é previsto para passar em festivais a partir do próximo ano.

Mais de Cultura