Top

Museu da Casa Brasileira abre a mostra “Jean Gillon: Artista-Designer”

Cadeira Jangada – Foto: Divulgação

A partir do dia 12 de junho, estará aberta a exposição “Jean Gillon: Artista-designer”, uma realização do Museu da Casa Brasileira – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – e da galeria Passado Composto Século 20.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com curadoria da galerista e colecionadora Graça Bueno e da equipe técnica do MCB, a mostra apresentará obras – datadas entre os anos de 1940 a 2005 – em todas as frentes de atuação de Jean Gillon, artista e designer nascido na Romênia, naturalizado brasileiro ao se radicar no Brasil. Ele trabalhou também com escultura, gravura, tapeçaria, pintura, cenografia e decoração.

Cadeira Jangada – Foto: Divulgação

A exposição contará com móveis originais da época como as poltronas Jangada, Tijuca, Rio e Saci, estofados para exportação e uma poltrona criada para o Hotel Eldorado. Permeada também por desenhos, cerâmicas e outras peças, a mostra apresentará a influência do artista e sua multidisciplinaridade em projetos de design em mobiliário e interiores no Brasil.

“A mostra ‘Jean Gillon: Artista-Designer’ é mais um passo do Museu da Casa Brasileira em contribuição à composição do mosaico histórico sobre o campo do design no Brasil. Para além dos nomes consagrados e das histórias consolidadas, o museu busca reconhecer uma construção plural, considerando momentos ainda dispersos e não incorporados pela historiografia da área”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira.

Visitação

De terça a domingo, das 10h às 18h.
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos – pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada.
Gratuito às terças-feiras.
Acessibilidade no local.
Bicicletário com 40 vagas.
Estacionamento pago no local.

Mais de Cultura