Top

2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino traz quatro filmes inéditos

“Who is Afraid of Ideology part II”, de Marwa Arsanios – Foto: Divulgação

Domingo, 6 de junho, é dia de debate na 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino. Às 16h, Nadine Salib, diretora do longa “Mãe Daquele Não Nascido“, conversará sobre o seu filme com a convidada Alia Ayman, uma das curadoras do festival. Além do evento, a programação de 2 a 9 de junho traz ainda sete filmes, sendo quatro inéditos no Brasil, dirigidos por mulheres árabes. O festival é totalmente online, gratuito e os filmes estão disponíveis no site www.cinemaarabefeminino.com.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Impedimento em Cartum” traz a história de algumas jovens em Cartum, capital do Sudão, determinadas a jogar futebol profissionalmente. Para isso, elas desafiam a proibição imposta pelo governo militar islâmico do país. Um fio de esperança surge nessa jornada quando novas eleições dentro da federação de futebol podem significar uma verdadeira mudança em todo o sistema.

“You Come From Far Away”- Foto: Divulgação

Mãe Daquele Não Nascido” retrata a trajetória de Hanan, uma mulher que mora no Egito e deseja ter um filho, mas é infértil. Hanan hesita entre um sonho que lentamente escapa e a luta por encontrar um lugar onde ela pertença de fato. Enquanto tudo ao seu redor gira ao redor de fertilidade e mortalidade, ela devaneia sobre como dar significado ao tempo que tem. Já em “Na Seca”, uma corretora preenche os vazios entre suas experiências privadas em uma série de apartamentos vazios e a vida que ela segue em público.

Shahmaran” é sobre uma criatura mítica metade serpente, metade mulher. Acredita-se que pendurar uma imagem de Shahmaran em casa protege do mau olhado. Como este mito do Oriente Médio tem muitas versões contadas ao longo dos séculos, a diretora Elodie exercita sua imaginação para criar sua versão da história, enquanto explora o tema da feminilidade monstruosa. “O Projeto Adam Basma” é uma homenagem de Leila Basma ao tio, que deixou o Líbano quando era adolescente para se tornar dançarino do ventre. O filme é a tentativa de busca pela verdadeira identidade de Adam Basma.

“In the future they ate from the finest porcelain”, de Larissa Sansour – Foto: Divulgação

Resultado de uma extensa investigação no cinema e artes visuais, “Quem Tem Medo de Ideologia?” apresenta três grupos de mulheres em regiões de guerra, com seus saberes tradicionais e modos de intervenção no mundo: o movimento autônomo de mulheres curdas; uma comunidade exclusivamente feminina na Síria; e refugiados em uma cooperativa libanesa. Por último, “Parentes Selvagens” mostra uma realidade bem abaixo da terra, abaixo do pergelissolo do Ártico, onde sementes de todo o planeta são estocadas no Svalbard Global Seed Vault para garantir um “backup” caso algum desastre aconteça.

A 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino é patrocinada pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação completa está disponível no site www.cinemaarabefeminino.com.

Mais de Cultura