É fácil identificar a principal influência no trabalho do artista Marcio Alek: a moda. “Mesmo que eu tente, não consigo sair desse universo”, diz ele, que é o artista mais vendido da Moldura Minuto, rede de emolduramento personalizado e galeria de arte, com 211 peças comercializadas somente no ano passado.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Também era de se esperar: Alek é estilista formado pelo Studio Berçot de Paris e já estudou História da Moda na Fundação Cartier e História de Arte na Escola do Louvre. Ambos em Paris, onde morou por oito anos.
Foi no Studio Berçot que seus professores reconheceram o talento para o desenho. E não era pouco. Ainda estudante, trabalhou por duas temporadas de moda na maison John Galliano, onde fazia os desenhos técnicos e gráficos do estilista. De volta ao Brasil, a jornalista de moda Erika Palomino, quem Alek conheceu ainda em Paris, convidou o artista para ilustrar o extinto jornal da São Paulo Fashion Week. “Assim que fiquei conhecido por aqui”, lembra.
Suas telas são embrenhadas pelo universo fashionista de formação de Alek, que tem como grandes inspirações Mark Rothko, Alex Katz e Gottfried Helnwein. Embora no começo fizesse estudos prévios no computador para, então, transpor os desenhos para a tela com tinta acrílica, a demanda e o sucesso cresceram tanto que seu trabalho digital passou a ser comercializado e se transformou na arte em si. “Além de ter uma formação incrível, Alek é um artista muito talentoso e detalhista, suas obras são impecáveis e de um gosto muito refinado. As ilustrações dele retratam de forma sensível e sofisticada a beleza feminina e toda a pluralidade presente nela. O portfólio vasto e a qualidade são alguns dos pontos-chave para o sucesso de vendas dele”, declara Carolina Keyko, relações públicas da Moldura Minuto.
Natural de Andirá, município de 20 mil habitantes no Paraná, o artista formado pela escola parisiense tem como lema o seguinte ditado: “Deus mora nos detalhes”. Não por acaso, suas imagens são quase sempre focadas em figuras humanas, com protagonismo de mulheres, e em planos fechados. “Gosto de expressões e gestos”, explica Alek, que constrói suas imagens com a mesma artesania das maisons. “Crio uma obra como o estilista cria uma roupa. Analiso cor, tecido, textura, se estou criando algo que alimenta o presente, se faz parte do cotidiano, ou se é uma homenagem a uma época, uma releitura. Tenho o mesmo rigor artístico que um estilista”, explica.
Disponíveis na Moldura Minuto, as peças mais vendidas em 2020 foram, respectivamente, DigitalArt 33 e Etnias 39, ambas protagonizadas por mulheres negras estilizadas e com o apelo fashionista característico do artista. Outras séries que se destacam no portfólio são Faces, que traz closes de rostos de mulheres, e Deus Mulher, uma inspiração barroca da tensão entre o sagrado e o profano. Essas e outras peças de Marcio Alek estão disponíveis com exclusividade no e-commerce da Moldura Minuto.