Top

Central Galeria abre a mostra “Antes de Afundar, Flutua”

“Antes de Afundar, Flutua”, de L.C. Salvaro – Foto: Dani Ometto

A Central Galeria apresenta “Antes de Afundar, Flutua”, projeto especial do artista C. L. Salvaro. A obra consiste em uma instalação site specific ocupando todo o andar térreo da casa que lhe serve de residência e ateliê em São Paulo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O imóvel, prestes a ser demolido, tornou-se palco de uma série de experimentações ambiciosas com a arquitetura e a natureza, culminado em um trabalho que, por sua própria impermanência, reflete a instabilidade política e social dos tempos de pandemia.

Usando telas de arame, entulhos e materiais de construção, Salvaro criou um plano intermediário entre o chão e o teto, permitindo que a vegetação crescesse em meio aos escombros.

Giselle Beiguelman, que assina o texto da exposição, observa que “aqui, a natureza rebela-se contra o paisagismo, submetendo a arquitetura às raízes que brotam rizomaticamente e nos colocam diante de um equilíbrio instável. Elas dançam sobre finos fios e, com qualquer movimento que fazemos, lembram-nos de que tudo está prestes a sucumbir.”

“Antes de Afundar, Flutua” foi recentemente selecionado para a programação da Liste Showtime 2021, versão online da feira de arte suíça que acontecerá em setembro, por meio da qual também recebeu o prêmio Impact da fundação Eckenstein-Geigy.

Central Galeria
Rua Bento Freitas, 306, Vila Buarque, Centro, São Paulo.

Mais de Cultura