Top

MAM SP apresenta instalação inédita de Ana Maria Tavares 

“Campo Fraturado SOS”, de Ana Maria Tavares

Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta a partir de 25 de maio, no Projeto Parede, a instalação “Campo Fraturado SOS”, da artista Ana Maria Tavares, obra inédita composta por imagens manipuladas digitalmente.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Concebida especialmente para o Projeto Parede, “Campo Fraturado SOS” tem como inspiração a série “Airshaft” (para Piranesi), trabalho desenvolvido desde 2008 por Ana Maria, composto por imagens digitais, vídeo e videoinstalação, no qual a artista estabelece diálogo com a obra “Carceri d’Invenzione” (século 18), do arquiteto e gravurista italiano Giovanni Battista Piranesi.

O espaço entre o saguão da entrada do MAM e a Sala Milú Villela – onde são exibidas as obras do Projeto Parede – será transformado em uma paisagem mineral metalizada, modulada por detalhamentos enquadrados e por uma espécie de caligrafia tátil escrita em Braile a sigla SOS.

“Da mesma forma como Piranesi retoma as ‘históricas ruínas arquitetônicas com um design imaginário orientado para o futuro’, tomo fragmentos de imagens da série ‘Airshaft’ e a superfície ampla do mármore como campo para uma montagem ficcional”, explica Ana Maria. “De certa forma, ‘Campo Fraturado SOS’ é um chamado e um alerta, quase uma visão em abismo das sobras das marcas da humanidade na terra”, completa a artista.

Para o curador-chefe do MAM, Cauê Alves, os elementos que apontam para a ideia de futuro são tratados pela artista como algo já sedimentado, como resto petrificado do passado. “Em vez de promessa de felicidade, de crença num mundo melhor, a obra parece tratar da falência e da impossibilidade de salvação”, pontua.

Visitação presencial

O MAM São Paulo segue um rigoroso protocolo de saúde e higiene implementado em colaboração com a equipe da Consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein, além de adotar medidas de proteção estabelecidas pelos órgãos brasileiros de Saúde Pública. Os ingressos serão disponibilizados apenas online (http://www.mam.org.br/ingresso) e as visitas ocorrerão com hora marcada. O número de pessoas por sala é limitado, o uso de máscara é obrigatório e dispositivos de álcool em gel estão distribuídos em pontos estratégicos do museu.

Mais de Cultura