Cultura

Itaú Cultural celebra centenário de Ruth de Souza

Share

A atriz Ruth de Souza – Foto: Reprodução/IMDb

O site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) presta homenagem à atriz Ruth de Souza, que nesta quarta-feira (12.05) completaria 100 anos. Eles preparam um material interativo no qual é possível viajar por sua história, obras e espetáculos encenados ao longo de sua extensa carreira. 

Nascida Ruth Pinto de Souza, ela foi uma atriz pioneira no teatro, cinema e televisão, e a primeira artista negra a conquistar projeção na dramaturgia brasileira. Ruth nasceu na zona norte do Rio de Janeiro, no bairro de Engenho de Dentro, e logo se mudou com a família para um sítio em Porto Marinho, interior de Minas Gerais. Aos 9 anos de idade, volta para a capital carioca após a morte do pai. Encanta-se pelo teatro e o cinema quando assiste ao filme “Tarzan, o Filho das Selvas” (1932). Com ingressos que a mãe, lavadora de roupas, ganha das patroas, vai assistir a espetáculos no Theatro Municipal.

A artista enfrentou reações de descrença e chacota à decisão precoce de ser atriz, numa época em que era incomum para artistas negras fixarem uma carreira profissional de atuação, por causa da estrutura social racista. Foi a primeira atriz negra a encenar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com “O Imperador Jones”, em 8 de maio de 1945.

Das memórias, o material traz destaques de sua história no teatro, cinema e televisão, onde foi de encontro às construções estereotipadas de personagens negros e criou gestuais e universos próprios para suas personagens. O material do Itaú Cultural  abre com olhar biográfico sobre a trajetória de Ruth, destacando momentos marcantes e fundamentais da carreira da atriz, em um mergulho na sua importância e presença na cultura brasileira.

Em março de 2019, aos 97 anos, Ruth foi homenageada no Carnaval carioca pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz, com o samba-enredo “Ruth de Souza – Senhora Liberdade, abre as asas sobre nós”, que a celebra em versos como “talento é dom pra vencer/ preconceito não pôde calar”.

Pioneira no teatro, cinema e televisão, em 1969 tornou-se a primeira protagonista negra de um folhetim televisivo, “A Cabana do Pai Tomás”. Sua longa trajetória profissional, com repercussão nacional e internacional, foi marcada, ainda, pelo posicionamento político que a fez contrariar as construções estereotipadas de personagens negros, criando gestuais e universos próprios para suas personagens. Ruth de Souza contribuiu com a reconfiguração do imaginário cultural brasileiro em relação à população negra.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024