Top

“Quando falamos em feminismo pensamos em conquista”, diz Talita Younan

Foto: Luiz Clas

Talita Younan, de 28 anos, é muito conhecida por seu papel como a vilã K1, de “Malhação – Viva a Diferença”, da TV Globo. Terrível, ela era a melhor amiga de outra vilã, K2, vivida pela atriz Carol Macedo. Juntas, aprontaram um monte na novela adolescente, que foi reprisada recentemente.  Antes, fez a novela “Os Dez Mandamentos”, da Record TV, e muitos trabalhos no teatro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Agora, ela vive seu mais importante papel: o de ser mãe.Talita teve sua primeira filha, a pequena Isabel, com o marido, o cineasta João Gomez, filho da atriz Regina Duarte. juntos há um ano e sete meses, eles não planejaram a bebê, mas ela diz que foi a melhor coisa que poderia ter lhe acontecido.

“A maternidade é uma linda descoberta diária. Todos os dias uma emoção diferente, uma novidade, um olhar novo. Isabel é o melhor presente que Deus me deu. Ela me renovou. Me deu um novo propósito. É transformador ser mãe! Instigante! Inspirador e… cansativo também. Vontade de viver a vida de verdade, sabe? Intensamente!”, conta.

Por conta da pandemia e da maternidade, seus projetos para 2021 estão adiados, mas ela já tem planos para 2022. Sobre feminismo, ela é direta: “Quando falamos em feminismo pensamos em conquista. Conquista em todos os lugares. Uma luta para nos salvar, uma busca por igualdade, pelo fim das diferenças de gêneros”, diz.

Foto: Luiz Clas

Ainda com a filhinha pequena e amamentando sem parar, Talita conseguiu fazer um ensaio exclusivo para RG, direto de sua casa, que damos nesta matéria. Veja a seguir a entrevista que RG fez com a atriz, com fotos de Luiz Clas.

Você é de Presidente Prudente, com quantos anos saiu de lá e para onde foi?

Saí com 17 anos e fui para São Paulo capital trabalhar em uma loja e estudar interpretação no Célia Helena. Fiz alguns cursos livres e fui conciliando com o trabalho de gerente de vendas. Fiz meu primeiro teste de TV para “Os Dez Mandamentos”, ainda morando lá. Passei e me mudei para o Rio de Janeiro, em 2015.

Como tem passado a pandemia?

Eu passei boa parte da pandemia grávida, né? Então eu tinha que tomar os cuidados triplicados. Ficamos trancados em casa, sem ver ninguém, seguindo as orientações do Ministério da Saúde fielmente. Não fizemos chá-revelação, nem chá de bebê presencial. Foi tudo online. Bebel nasceu e até hoje muitos amigos e familiares ainda não a conhecem. Vamos esperar isso tudo melhorar. É tempo de cuidar de quem amamos e nos cuidar.

Foto: Luiz Clas

Como você e João Gomez se conheceram?

Nos conhecemos pelo Instagram! Hahaha

Há quanto tempo estão juntos?

Estamos juntos há um ano e 7 meses, que parecem 80 anos. Somos muito parceiros!

Foto: Luiz Clas

Conte sobre a maternidade, sua primeira experiência como mãe.

A maternidade é uma linda descoberta diária. Todos os dias uma emoção diferente, uma novidade, um olhar novo. Isabel é o melhor presente que Deus me deu. Ela me renovou. Me deu um novo propósito. É transformador ser mãe! Instigante! Inspirador e… cansativo também. Vontade de viver a vida de verdade, sabe? Intensamente!

Vocês planejaram a bebê?

Zero! Foi uma surpresa. Um susto, melhor dizer. Hoje já não consigo imaginar de uma forma diferente, mas foi bem doido quando descobri.

Tinha o sonho da maternidade?

Sempre. Eu sou apaixonada por crianças e sempre quis ser mãe. Eu queria segurar mais uns 2 anos, mas Deus sabe o tempo certo de tudo e hoje eu sei que não poderia ter sido em outro momento.

Foto: Luiz Clas

Tem curtido essa nova fase em sua vida?

Muito!!! O máximo que posso, porque todas as mães que eu conheço do mundo me falam que passa rápido, principalmente essa fase de bebê, então estou tentando aproveitar tudo. Usar esse momento que estamos em casa, em meio a uma pandemia, para curtir bastante minha primeira filha.

Como é a pequena Isabel, tranquila?

Muito! Ela é um doce. Chora só quando está com  fome. O primeiro mês ela chorava bastante, tinha muita cólica, era desesperador para uma mãe de primeira viagem, agora as cólicas passaram, graças a Deus. Essa fase era tensa.

Você estudou? Se sim, o que e onde?

Eu comecei a fazer faculdade de comunicação social e tranquei com 8 meses. Depois fiz só cursos regulares e livres de interpretação. Estudei na Vancouver Film School no meu intercâmbio no Canadá, foi demais!

Foto: Luiz Clas

Como nasce a atriz Talita? Com quantos anos você começou?

Eu comecei a estudar teatro com 9 anos lá em Presidente Prudente, minha cidade. Desde então nunca mais parei. Cresci dentro do teatro, saía da escola e ia direto. Nessa época a gente fazia tudo. Atuava, fazia a iluminação das peças, som, dirigia. Era muito bom. As coxias eram minha segunda casa! Com 12 anos eu já viajava com peças de teatro com a minha companhia, Menades e Sátiros. Fiquei com eles até os 17 anos, quando me mudei.

Quais seus principais trabalhos?

Fiz muitas peças de teatro e morro de saudade dos palcos. Fiquei em cartaz um bom tempo com “O Mambembe”, da Cia das Artes, em São Paulo. Depois fiz “Os Dez Mandamentos”, na Record TV, “Malhacao – Viva a Diferença” como a vilã K1, com o qual ganhamos o Emmy, e que acaba de ser reprisada [Pela TV Globo], e logo em seguida “O Tempo Não Para”, uma novela deliciosa das 19h, onde eu me divertia com a Vera Lúcia, minha personagem.

Foto: Luiz Clas

Como está a carreira, algum trabalho em vista? TV, teatro ou cinema.

Estamos com um trabalho adiado por conta da pandemia, que ainda não sabemos a data que vai voltar, e um outro encaminhado para 2022. Estou morrendo de saudade do trabalho, mas também aproveitando cada segundinho aqui em casa antes de voltar. Não quero perder esse crescimento da Bebel.

Conte sobre a experiência de fazer esse ensaio dois meses após parir.

Foi engraçado. Tivemos que correr porque Isabel mama exclusivamente leite materno, então, eu fiz o ensaio em casa. Está difícil sair para qualquer lugar que eu vá demorar mais do que uma hora e meia.

Paramos no meio do ensaio para amamentar, e seguimos. É bom voltar, trabalhar, fazer ensaios, nos maquiar, ficar arrumadinha, nos primeiros meses com bebê pequeno ficamos sem tempo de nos cuidar… Foi um ensaio especial.

Como cuida da beleza, tem algum ritual?

Hoje, depois da Isabel, tá um pouco corrido para manter uma rotina. Eu malho três vezes por semana. Faço caminhada diariamente e uso óleos essenciais no rosto. Filtro solar dentro e fora de casa. Drenagem uma vez por semana! Acho que hoje é isso.

Foto: Luiz Clas

Alguma dica para os cuidados com o cabelo?

Todo fim de banho usar água mineral gelada. Aprendi com um salão que eu amo aqui do Rio e vejo muita diferença nos fios. Usar um protetor térmico, antes de secar o cabelo, também é importante. Não dormir com o cabelo molhado e massagear o couro cabeludo todos os dias.

Como lida com as redes sociais?

Eu me dou bem. Não me faço cobranças de ter que postar como um compromisso, tem dias que não posto nada e tem dias que amo postar tudo. Uso as redes sociais para o bem. Sigo pessoas que me inspiram e posto coisas que gosto e que de alguma forma vá alegrar ou inspirar alguém.

O que pensa sobre feminismo?

Quando falamos em feminismo pensamos em conquista. Conquista em todos os lugares. Uma luta para nos salvar, uma busca por igualdade, pelo fim das diferenças de gêneros.

Mais de Cultura