Top

Yris Sampaio: “Não temos como fechar os olhos para machismo e racismo”

Foto: David Gonçalves

A atriz Yris Sampaio, de 29 anos, que vive a personagem Hannah na novela “Genesis”, da Record TV, nasceu no Rio de Janeiro e mora na Barra da Tijuca. Vaidosa que é, gosta de rituais de beleza. “Amo me cuidar! Amo ter momentos para olhar mais para mim e dar mais atenção a isso, sabe?  Adoro tirar um dia na semana para acender uma vela cheirosa, colocar uma boa música e tomar um banho quente para relaxar. Depois faço uma esfoliação na pele e me sinto renovada. Adoro uns rituais ;)”, diz.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Única artista da família, ela tem uma irmã mais velha, Taissa, e vive com o namorado, Wesley. Juntos compartilham os dias.

Durante a pandemia, diz que prefere viver um dia de cada vez, com calma, se exercitando e estudando. “Estou vivendo um dia de cada vez, estou me ouvindo e me respeitando bastante neste período. Tentei redefinir meus hobbies para ocupar a mente e descobrir outros prazeres também”, conta Yris. “Alguns dias fico bem introspectiva, quietinha, sabe? Mas, tento não me cobrar muito. Tenho feito exercícios para melhorar a ansiedade e tento ouvir coisas boas. Ler coisas que me inspiram e me fazem bem. Tenho ouvido muitas palestras online também, e estou adorando”, completa.

Atriz desde pequena, Yris começou cedo, ainda na escola já dizia à mãe que queria ser atriz e trabalhar em novelas e filmes. Ela sempre foi apaixonada pela profissão. Estudiosa, está sempre aprendendo alguma coisa, agora pela internet.

Acha que as rede sociais funcionam como uma ferramenta de compartilhamento, em que se troca muito conteúdo e onde é possível aprender coisas, além de ser um local onde as pessoas podem se posicionar, e ela se posiciona, sobretudo quando o assunto é feminismo, racismo e igualdade de gênero. “Não temos como fechar os olhos para machismo e racismo e acredito que, mais do que nos envolver em movimentos, precisamos agir nas atitudes do dia a dia, que, na maioria das vezes, estão enraizadas.”

Foto: David Gonçalves

Leia a seguir entrevista que RG fez por email com a atriz.

Lá atrás, como nasce a atriz Yris Sampaio? Como tudo começou?

Eu sempre fui uma menina muito tranquila e muito determinada. Sempre quis ser atriz, desde pequenininha.

Falava para a minha mãe que eu ia fazer novela, filmes…

Então, desde nova, fui fazendo cursos de interpretação, teatro, me profissionalizando o máximo que podia. Sempre quis viver dessa profissão, sempre fui apaixonada pelo meu trabalho. E poder trabalhar com o que a gente ama, é uma sorte muito grande. É mágico, é minha grande felicidade.

Você estudou?

Sempre estudei muito. Fiz muitos cursos, workshops, nunca parei. Às vezes, no meio de um curso eu já estava começando outro, dia e noite. Não podemos parar de estudar nunca. Não tem fim, é um estudo diário. É fundamental. Mas não podemos ficar só no estudo, precisamos praticar, exercer o ofício. Então, desde sempre, eu batalhava e tentava uma oportunidade em produções.

Quais seus principais trabalhos na carreira?

Todos os meus trabalhos foram muito especiais, participei de “Malhação”, “A Lei do Amor”, “A Dona do Pedaço”, na Globo, e na Record TV fiz uma participação em “Amor Sem Igual”. Amei fazer parte de todos esses projetos.

Cada um foi uma experiência diferente, trocando com outros atores e equipes. Aprendi muito com cada um desses trabalhos.

Prefere TV, teatro?

Amo teatro. Mas vejo mais televisão. Sou a louca de maratonar séries…

Já fez cinema?

Nunca fiz cinema e tenho a maior vontade de fazer. Sempre foi um sonho. Quero realizar em breve ;).

Participaria de um reality show?

Olha, eu não sei te responder, sabia? Muitas vezes já pensei, “nossa eu nunca participaria”. Mas, hoje, já não tenho mais essa certeza. Fico bem na dúvida.

Como tem sido gravar Hannah, em “Gênesis”?

A Hannah foi literalmente um presente na minha vida.

Poder dar vida a ela está sendo mágico. Meu núcleo está muito entrosado, criamos uma sintonia muito boa. Todos são maravilhosos. Está sendo incrível.

Como se preparou para o papel?

Eu uso tudo na minha vida como referência. Minha família, meus amigos, peças e filmes que já assisti, pessoas com quem já trabalhei. E vou criando e me preparando da minha maneira. Com cuidado, carinho.

Tive preparação com Suzana Abranches, que é maravilhosa e tem me ajudado muito nas cenas também. Muitas coisas me inspiram.

Foto: David Gonçalves

Qual sua expectativa com a personagem?

Confesso que estou muito ansiosa para ver o trabalho no ar. A expectativa é a melhor possível, estamos dando o nosso melhor e tenho certeza que o resultado será lindo.

Se envolve em causas como feminismo e antirracista?

Não temos como fechar os olhos para machismo e racismo e acredito que, mais do que nos envolver em movimentos, precisamos agir nas atitudes do dia a dia, que, na maioria das vezes, estão enraizadas. Defendo demais que as mulheres precisam se unir para se tornarem mais fortes, e é muito lindo ver que isso já está acontecendo.

Como vê a diversidade de gêneros?

Eu acredito muito em liberdade! Acredito que somos livres para sermos o que quisermos, e não podemos ser julgados por isso. Precisamos buscar nossa felicidade.

Para mim é isso. É o que importa. Amor e felicidade.

Todos precisam ter essa liberdade de ser o que quiserem.

Você tem algum ritual de beleza?

Ai, tenho vários! Amo me cuidar. Amo ter momentos para olhar mais para mim e dar mais atenção a isso, sabe?

Adoro tirar um dia na semana para acender uma vela cheirosa, colocar uma boa música e tomar um banho quente para relaxar. Depois faço uma esfoliação na pele e me sinto renovada. Adoro uns rituais ;). Também rezo e medito bastante, gosto de me conectar com meu lado espiritual. Acho importante a gente buscar o autoconhecimento.

Como cuida do corpo?

Tento me exercitar e me cuidar ao máximo, me alimentando da forma mais natural possível, mesmo amando batata frita (risos). Acredito que estou conseguindo achar o equilíbrio, sabe? Acho que comer bem e fazer atividade física vai além da aparência, faz muito bem à saúde mental.

Foto: David Gonçalves

E do cabelo?

Olha, confesso que o cabelo eu tenho muita preguiça de cuidar, hahahaha, muita mesmo!!!  Eu até estou tentando prestar mais atenção nele, tadinho. Muitas vezes o deixo de lado. Mas estou tentando fazer mais massagens, e usar cremes legais para hidratar.

Como lida com as redes sociais? Como elas influenciam em sua vida/carreira?

Tento ser totalmente eu nas minhas redes sociais, posto o que tenho vontade de postar, falo sobre alguns assuntos que gosto de compartilhar e que me inspiram. Gosto de passar coisas boas para quem me acompanha. E adoro acompanhar quem passa coisas boas também! Acho um ótimo entretenimento e que pode ser fonte de conhecimento também, tem muita gente fazendo ótimos conteúdos. Me surpreendeu de forma positiva a quantidade de conteúdo legal que assisti. E quando acho que estou usando muito, faço um detox de alguns dias… e depois volto.

Mais de Cultura