Top

Dia Mundial do Livro: veja 6 livros de arte pela artista Fernanda Naman

A artista plástica Fernanda Naman indicou 6 livros de arte neste Dia Mundial do Livro – Foto: Reprodução/Instagram

Ler livros de arte é um ótimo modo de aprender mais sobre o assunto, além de ter conhecimento sobre as novidades da área. Nesta sexta-feira (23.04), é comemorado o Dia Mundial do Livro e é sempre importante exaltar este item tão necessário para a vida humana.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Pensando nisso, a artista plástica e fotógrafa Fernanda Naman, super renomada no meio artístico e queridinha das influenciadoras e celebridades como Mariana Rios, Claudia Raia, Silvia Braz, Carol Bassi, Lelê Saddi, Lala e Maria Rudge e Thássia Naves.

A artista conversou com o RG e indicou seis livros de arte incríveis para te inspirar e ajudar no processo criativo. Confira a seleção abaixo!

“Arte Como Terapia”, Alain de Botton e John Armstrong

No livro, os autores propõem uma nova forma de interpretar a arte, através de qualidades terapêuticas capazes de oferecer soluções para os problemas do dia a dia. O livro reproduz algumas das maiores obras de arte da história, por meio delas os autores tentam descobrir qual é a finalidade desse meio capaz de encantar tantas pessoas.

“Arte Moderna”, Giulio Carlo Argan

A obra retrata um momento da arte em que está difícil o seu entendimento em relação aos vários meios de comunicação. Este livro se desafia a informar de modo simples e direto sobre a arte como um fenômeno histórico, discorrendo sobre o fim da arte como atividade culturalmente significativa.

“O que é um artista?”, Sarah Thornton

Nesta obra literária, a autora Sarah Thornton descreve seus encontros e diálogos com 33 grandes nomes da arte contemporânea, observando e discorrendo sobre o papel do artista no mundo de hoje. É uma leitura básica para qualquer pessoa interessada em arte e que procura entender como atuam as vidas criativas.

“A Arte da Rivalidade”, Sebastian Smee

A Arte da Rivalidade acompanha a história de quatro amizades extraordinárias que transformaram a arte moderna. Apesar de intensas e competitivas, essas amizades modificaram os caminhos da arte e também dos artistas envolvidos. O autor apresenta os bastidores de seus personagens principais e de seus níveis criativos.

“A Vida Secreta das Obras de Arte”, André Cordeiro

O livro relata os mistérios e suposições que envolvem o meio artístico como um todo. Artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Picasso e Salvador Dalí, são usados como exemplos para acabar com a crença de que eram gênios bem-sucedidos. Além de tratar acerca das franquias de luxo e entretenimento que os museus se tornaram e seus acervos com falsificações recentes das obras.

“Isso é arte?”, Will Gompertz

Na obra, o leitor vai percorrer por uma viagem que mudará a maneira de ver a arte moderna. O autor conta a história dos movimentos, dos artistas e das excepcionais obras que não apenas mudaram a arte para sempre, mas ajudaram a criar e determinar o mundo moderno. Além de apresentar os contextos sociais, tecnológicos e artísticos que levaram à formação de cada estilo, enfatizando os legados desses movimentos.

 

Mais de Cultura