Top

Artista plástica Veronica Einloft lança coleção com exaltação aos ciclos do universo

Foto: Divulgação

“Translúcido” pontua a segunda coleção de um acervo artístico sólido e apresenta 25 obras, da artista brasileira Veronica Einloft, de 38 anos, que mora em Londres. Produzida com diferentes e diversos elementos como pedras, espelhos, vidros, incensos, metais, flores, entre outros, a coleção é um chamado da artista para o futuro, ao mesmo tempo que clama e conduz o espectador para olhar seu interior. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em um diálogo silencioso, a simbologia de suas criações remete ao intangível nascer do Sol, da Lua, dos Anéis de Saturno. Obras cujas formas subliminarmente emitem mensagens de outros tempos, outros mundos que não necessariamente o nosso.

A natureza e o universo tão reais, mas ainda tão desconhecidos, são palco inspirador para a artista cuja sensibilidade foi ainda mais intensificada durante o maior período de introspecção ao qual foi submetida: o ano de 2020. 

Foto: Divulgação

Desse ócio criativo nasceu a coleção e trouxe para Veronica um novo questionamento: “como estamos nos reconstruindo?” Para ela não há dúvidas que a única forma de alcançar uma conexão regeneradora entre todos, é por meio da natureza, que nos permite contemplar a nós mesmos a partir de nossas ações. As escolhas que se perpetuam em “Translúcido” vieram de uma conexão interior pautada na esperança, mas também a partir da sua observação na natureza, até mesmo a matéria orgânica seca, presente em flor. Viva, mesmo após sua morte.

Divididas em três linhas, cada obra dessa coleção é um convite a escutar o íntimo: “é difícil ouvir a natureza quando estamos tão ocupados em manter as comodidades que construímos. Mas o chão está cedendo abaixo de nossos pés, e é hora de encarar nossos sonhos fictícios. Estamos todos olhando para dentro e a arte é uma forma de nos conhecermos. Ganhamos mais tempo para olhar para isso, e nos colocamos mais à disposição dos nossos sentimentos”, declara a artista.

Foto: Divulgação

Novos materiais, escalas e processos diminuíram fisicamente o tamanho de suas peças, e ampliaram profundamente sua mensagem. O vidro, o espelho, a palha trançada, abrem espaço para um olhar curioso que quer ver através. 

“Precisamos parar e pensar como, em vez de destruir ainda mais a natureza, poderíamos combinar nosso poder e a incrível força da natureza para ajudá-la a se regenerar ainda mais rápido”, finaliza.

Mais de Cultura