Cultura

Marcelo Ricardo lança projeto multimídia que aborda relações entre homens negros

Share

Marcelo Ricardo – Foto: Maiara Cerqueira

Dedicado à sensibilidade e relações afetivas entre homens pretos, sob uma perspectiva das comunidades de terreiro, o artista baiano Marcelo Ricardo lança o projeto multimídia que inclui música, literatura e performance audiovisual.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nessa ação, um livro de poemas “Aos Meus Homens” será divulgado com o filme e trilha sonora “Adé” (palavra em iorubá, usada no candomblé para denominar uma figura masculina que escolhe viver com o seu igual). Para o autor, o termo não se centra apenas no aspecto da sexualidade, mas busca ampliar o significado por um princípio da vivência comunitária e ancestralidade africana em seus versos.

“Observo um olhar redutivo sobre as experiências de dissidentes de gênero e sexuais como apenas um recorte à sexualidade, como se fossemos um ser deslocado da comunidade. Não é o que vejo e neste trabalho reflito ‘Adé’ como participante e guardião do axé”.

Com versos irreverentes, o artista convoca com essa estreia a memória do célebre sacerdote Joãozinho da Goméia e as letras melódicas do rapper paulista Rico Dalasam – é ele que, também, escreve a carta de abertura do livro.

Somando cem poemas, “Aos Meus Homens” chega, em versão impressa, pela Editora Malê. “Adé”, narrativa visual embalada  por cenas confessionais e performances diante dos textos musicados, estará no canal de YouTube do escritor. Posteriormente, todas as faixas que ambientam esse registro serão distribuídas em plataformas streamings. A produção, mesclando experimentações e toques sagrados, conta com arranjos do beatmaker santamarense Laraapio.

“Eu sempre tive receio de falar, pois sentia que minha voz depunha contra tudo que eu tentava esconder. Partir desse dispositivo foi uma viagem por muitas camadas de minha história. Falar de masculinidades por meio da poesia, e do ponto de vista adé, é considerar o masculino para além das violências que lhe são agregadas. Queria falar de memórias, sensações e alternativas, sem perder também de vista de ser uma declaração aos homens negros.”

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024