Top

Lucca Picon se decide pela carreira de ator e quer tentar os Estados Unidos 

Foto: And Marques

Lucca Picon, 20 anos,  é um jovem lindo que brilhou na TV e em breve estará nos canais de streaming. Ele também participou de um clipe de Jão. Filho do surfista francês Miky Picon com a brasileira Lygia Namem, Lucca não seguiu os caminhos do pai em passar horas e horas no mar, preferiu duas carreiras que estão longe de deixá-lo cair no água diariamente por longos períodos: modelo e ator. Embora seja amante de esportes, sobretudo surfe e skate, Lucca se dedica agora a filmagens de uma série da Netflix, isso depois de brilhar na novela “Malhação – Toda Forma de Amar”, em que interpretou Henrique, gravar um longa-metragem, também da Netflix, e participar do clipe “Coringa”, de Jão. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Nunca pensei que seria aprovado [em ‘Malhação’] em meu primeiro teste para TV, e que também que já começaria a gravar de imediato”, conta.  “Descobri depois de viver o Henrique o que quero para minha vida, que é atuar. Hoje entendo e me dedico integralmente a isso.”

Foto: And Marques

Lucca já cruzou as passarelas do SPFW e modelou na França onde morou com seu pai, em Hossegor, e com a madrasta, a top internacional Filippa Hamilton. “Dos 9 aos 17 anos ia uma vez por ano para França passar as férias. Mas foi em 2018, quando morei lá, que intensifiquei e fiz aulas para aprimorar algumas coisas, como a escrita. Sobre morar na França, foram 6 meses muito incríveis para eu me conhecer, fazer muitas coisas que gosto de fazer como surfe. Fiquei muito sozinho, então foi incrível aprender a só precisar de você mesmo para levantar e fazer as coisas. Os horários lá são totalmente diferentes também. Então aprendi muito com a cultura dos franceses. A forma de lidar e respeitar o próximo”, relata.

Em dezembro de 2020, ele rodou “Confissões de uma Garota”, inspirado no sucesso literário “Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-Amada e (um pouco) Dramática”, baseado no livro de Thalita Rebouças, ao lado de Klara Castanho para a grade de streaming da Netflix. “Sempre sonhei em atuar no cinema e admiro o trabalho da Thalita Rebouças. Foi uma grande experiência, totalmente diferente da televisão”, conta. 

A história fala sobre vários assuntos adolescentes como bullying, autoestima, entre vários outros temas polêmicos gerados durante a adolescência. “São assuntos muito importantes a serem abordados”, diz. Lucca ainda vai experimentar a música em seu papel. 

O jovem, que também se viu como muso inspirador na literatura para o protagonista do livro “Sol & Lua – Sob a Luz dos Holofotes”, sucesso juvenil escrito pelo seu empresário, Felipe Carauta, festeja seu segundo trabalho consecutivo  no streaming, agora em uma série. Lucca em breve começa a gravar “De Volta aos 15”, desta vez uma trama baseada em um livro de Bruna Vieira, ao lado de Maisa e novamente Klara Castanho, que será rodada em São Paulo. 

Foto: And Marques

“Sou muito jovem e estou começando na promissão. Fico muito feliz com o reconhecimento e por conseguir emendar trabalhos em um momento tão difícil para todos como esse, principalmente para quem trabalha com arte”, diz. “Tenho me dedicado muito à série e tenho certeza que o público vai  adorar a trama. Já estamos todos envolvidos de cabeça. Elenco, direção, equipe…”, revela Lucca, que já morou em Florianópolis, Boa Vista (Roraima), na França, Rio de Janeiro, São Paulo, e retorna à capital paulista para as novas gravações. 

“Morei em São Paulo quando fui modelo e, agora, depois do filme, no Rio, volto para São Paulo para a série”, conta o ator, que festeja o bom momento profissional. 

Leia a seguir entrevista do ator deu para RG.

Em que cidade nasceu?

Em Florianópolis.

Em que cidade mora? 

Atualmente moro no Rio de Janeiro. Eu saí de “Floripa” e fui morar em São Paulo por causa do meu trabalho como modelo. Adoro a cidade, mas estou acostumado a viver com o mar, a surfar, e me faz muito bem. Já tinha morado no Rio por um período, quando era mais novo, e voltei quando fui gravar “Malhação”. Também morei um período com meu pai na França, que foi uma experiência incrível. Assim que eu assinei com o escritório do meu agente, Felipe Carauta, eu e minha mãe decidimos voltar ao Rio, já que eu iria gravar o filme da Netflix lá, e gosto de estar perto do mar. Então, nesse momento, vou ter que me dividir entre minha casa no Rio e as gravações da série em São Paulo. Respeitando o momento de pandemia, estou visitando minha família em “Floripa” até que a gente retome com segurança os trabalhos da série. Mas, também morei em Boa Vista. Algo que acho que poucos sabem. Morei lá com meu avô, que é antropólogo e pesquisava as tribos indígenas na Amazônia, porque de tempos em tempos ele morava nas tribos. Foi uma megaexperiencia também, além da de morar na França.

Tem irmãos? 

Tenho! Um irmão mais novo francês por parte de pai, muito fofo!

Nunca pensou em ser surfista, como seu pai?

Desde pequeno é um sonho imenso viver do surfe, mas eu sempre soube que havia começado muito tarde para acompanhar a nova geração, então nunca me frustrei com isso. Sou muito ligado ao mar, ao surfe, mas entendo hoje o meu lugar e também o que amo fazer profissionalmente. Agora… Quer me fazer feliz em um dia de folga, me deixa horas no mar. Recarrega minhas energias e me faz bem em todos os aspectos.

Como nasce o Lucca ator e modelo?

O Lucca modelo veio do amor por moda em geral. Sempre amei arte e o mercado fashion é artístico, principalmente os desfiles, que é o que eu mais gosto. Minha mãe, que está ao meu lado em toda essa jornada, era muito amiga de um booker. Ele falou que eu podia levar jeito para a coisa, e acabei indo e dando certo! Minha mãe, Lygia, como sempre, foi fundamental e sempre respeitando minhas escolhas.

A atuação é muito difícil dizer, mas lembro de uma virada de chave muito forte em um curso que fiz em São Paulo, quando associei os exercícios de presença praticados nas aulas ao nosso dia a dia 24 horas, e entendi a importância dessa presença, então, ali, acho que nasceu um interesse infinito por essa arte. E, claro, também em “Malhação”. Ali entendi. Acho que é algo que fica, sabe? Ali entendi o que eu quero e como vou seguir para o resto da minha vida. Continuo amando a moda, e sei que é uma grande forma de se expressar.

Como apareceu a oportunidade para fazer Malhação, fez muitos testes? 

“Malhação” foi meu primeiro teste como ator. Fazia parte de uma agência de modelos, e me chamaram. Estava em momento de questionamentos na minha cabeça sobre várias coisas, meu futuro… Mais uma vez, minha mãe esteve do meu lado e me estimulou. Eu fiz teste para uma “Malhação” que estaria no ar se não acontecesse a pandemia, mas de cara me chamaram para a temporada que já estava no ar. Me joguei, e não me arrependo.

Foto: And Marques

Por que se interessou por TV?

Porque vi o quanto a atuação afetava positivamente a minha vida com relação à minha ansiedade, o que me ajuda a ser uma pessoa melhor em vários sentidos, me faz mais feliz, então amo fazer isso. Como disse, continuo curtindo a moda, amo o surfe, mas entendi depois que comecei a gravar “Malhação” que aquilo me fazia bem e era o que de fato eu queria me dedicar como carreira.

Você já modelou no SPFW e na França, certo, fale sobre isso? 

Desfilar é incrível, é uma das partes que eu acho mais legais da moda, e estar com os colegas no camarim, comendo e rindo é sempre muito bom, hahahaha. Gosto muito de estar na passarela e posar para ensaios onde posso interpretar personagens também.

Prefere a carreira de ator ou de modelo?

Olha, eu amo arte, independentemente da forma de expressão. Me sinto abençoado em pouco tempo de carreira conseguir experimentar várias vertentes da arte, como a TV, a moda, o cinema, as séries… Mas, agora, para mim, a atuação fala mais alto e é aonde estou procurando me aprofundar mais. A felicidade que me traz não se compara.

Conte sobre sua participação no longa “Confissões de uma Garota”.

Foi absurdamente incrível fazer esse projeto, eu amei muuuito, sou apaixonado por esse personagem. Não posso contar detalhes, mas é inspirado em um livro de muito sucesso da Thalita Rebouças, de quem sou muito fã. E também foi a minha primeira experiência em um filme, que é totalmente diferente de um trabalho de TV. Além disso, ele surfa e toca violão. Olha o spoiler!! Quem leu o livro, vai se identificar.  Me identifico muito com ele em vários outros sentidos pessoais, então foi muito especial e importante para mim vivê-lo. Foi muito especial trabalhar com o Bruno [Garrotti], nosso diretor, e falar de temas tão atuais para os jovens que precisam ser falados e conversados, e que a gente aborda claramente no filme. Estou louco pra ver o resultado.

Foto: And Marques

 Como se preparou para o papel?

Nossas preparações foram online, funcionaram bem com a nossa preparadora Maria Beta. Eu amei muito todo o elenco, nos demos muito bem, equipe e direção também, então tudo foi muito prazeroso de fazer, foi perfeito. Rodados no Rio de Janeiro, com todos os protocolos e em um ano de pandemia. Só posso adiantar que meu personagem tem também, como disse, relação com o surfe, com a música… Nós gravamos sem parar durante um grande tempo, nas madrugadas, e foi uma megaexperiência para mim.

Pretende atacar de músico também? Você toca algum instrumento ou compõe?

12- Já pensei nisso, mas até então nada muito concreto, quem sabe? Eu amo música, toco violão, e inclusive é algo que me cobram muito nas minhas redes sociais. Vou começar a estudar canto e outros lugares em breve. Então, vamos ver… rs. Eu toco violão e já escrevi umas oito ou nove músicas, mas acabei sendo assaltado, e perdi as letras e fiquei um pouco revoltado… Depois, não escrevi de novo. Vamos esperar. Tudo no seu tempo. Agora estou focado no estudo.

Fale sobre “De Volta aos 15”, como é seu papel na série?

13- Não posso dar muito spoiler sobre ele, mas posso adiantar que ele é cunhado da Anitta (Maisa Silva), e que vai aprontar do início ao fim da série. Fiquei muito feliz em continuar na Netflix, a grande do streaming, após o filme. A série vai surpreender muita gente também. Estamos parados em função da pandemia, mas estudando. Estamos vindo com um ótimo elenco, uma direção experiente, e algo novo para o público. Acho que esse tipo de trabalho me instiga enquanto ator.

E que tal rodar ao lado de Maisa e Klara Castanho?

É um prazer gravar com a Klara! Ela começou muito pequena na profissão, e me ajudou muito quando fizemos o filme juntos. Grande coincidência estarmos novamente em outro projeto, também para a Netflix. Vai ser ótimo estar com ela em cena de novo. A Maisa eu assisto desde pequeno, não a conheço pessoalmente ainda, mas estou ansioso para conhecer a pessoa por trás da Maisa que todos conhecem. Me sinto realmente privilegiado por estar em pouco tempo realmente trabalhando com nomes, inclusive do elenco adulto, tão relevantes.

Pretende fazer carreira internacional como ator, talvez na França?

Já pensei muito na França, pois já falo muito bem francês, visito meu pai desde os nove anos. Todos os anos então penso como opção, porém a vontade de tentar nos EUA antes ainda é maior. Já tive oportunidades nos Estados Unidos, porém as agendas não casaram. Estou aproveitando para aperfeiçoar meu inglês. Mas nada para agora. Quero ter minha carreira mais consolidada aqui. Penso a longo prazo.

Como foi para você ser inspiração para o livro “Sol & Lua – Sob a Luz dos Holofotes”, como você se sentiu? 

Ah, eu me senti muito especial. Imagina? Um escritor se inspirar na minha história a ponto de querer construir uma obra inteira em cima dela? Quando eu ia imaginar? Então fiquei muito feliz mesmo, foi muito especial para mim. Jamais imaginei que algo do tipo aconteceria tão cedo. Fiquei muito honrado

Como o Lucca cuida da beleza e do corpo?

Então, me perguntam muito isso. Me alimento muito bem. Vou à academia e surfo… Fora isso, não faço nada fora do comum, só procuro sempre estar fazendo o que me faz feliz porque acho que uma pessoa feliz, bem-humorada e saudável brilha mais do que qualquer pessoa bonita.

E o cabelo, tem algum segredo?

Nada! Água do mar, sal e sol, hahahaha, passo xampu e condicionador todos os dias. Quando vou sair, passo só xampu para ficar mais ondulado do que o normal. Prefiro! ahhaha.

Foto: And Marques

Que marcas você curte e qual seu estilo de se vestir? 

Ah, são muitas. Curto muito de Vans, Volcom, Supreme, Calvin Klein, DC Shoes, Nike, Adidas, Fila, BAW..

Quais seus esportes prediletos? 

O surfe, sempre, o skate e amo snowboard.

Chegou a fazer alguma faculdade?

Sim! Eu amo estudar, comecei faculdade de Engenharia de Alimentos na UFSC, mas tranquei o curso no primeiro semestre porque quis cursar administração e empreendedorismo num curso superior do Sebrae pelo qual me interessei, recém-lançado na época, gostei muito, fechei o primeiro semestre muito bem, mas fui praticamente obrigado a escolher entre continuar o curso, que era integral, ou a carreira, então tranquei novamente.

Conte sobre o clipe “Coringa”, do Jão.

Sobre o clipe “Coringa”, com o Jão, foi irado. Foi uma grande produção, com cenas de ação e situações que provavelmente eu não vivenciaria nunca. Não nos conhecíamos, e nos conhecemos nas gravações junto a Malu Alves, a outra atriz do clipe. Nós trabalhamos duro – foram dois dias e madrugadas consecutivas – para ter esse retorno maravilhoso. Acho que os fãs gostaram bastante do resultado da música com o clipe. Recebi milhares de retornos positivos nas minhas redes também. Foi um trabalho que me orgulho de ter participado, e de ter conhecido pessoas tão legais.

Mais de Cultura