Top

Almério lança single com participação de Ney Matogrosso

Almério e Ney Matogrosso – Foto: Divulgação

Neste domingo (04.04), Cazuza completaria 63 anos. Mais atual do que nunca, a obra do compositor carioca ganhará novas leituras na voz de Almério: a primeira amostra desse encontro musical é o single “Brasil”, precedendo o álbum Tudo É Amor”, dedicado a canções do compositor carioca.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A nova versão para “Brasil” chega 33 anos depois da original, lançada por Cazuza no emblemático álbum Ideologia, e conta com a participação de Ney Matogrosso. “Cantar Brasil já é um mar de desafios, por muitos motivos. Eu precisava de uma voz  poderosa como a do “planeta Ney”, que foi de uma generosidade e beleza de emocionar o mundo”, pontua Almério. Para Matogrosso, o que mais impressiona é a atualidade do pensamento de Cazuza, não somente nesta canção. “Foi fácil ajustar a tonalidade da minha voz com a do Almério. A gravação ficou muito boa”, diz.

Foto: Divulgação

A concepção do projeto e o convite a Almério partiram de Ione Costa, que o instigou a mergulhar na obra de Cazuza. “Eu paralisei por alguns segundos e logo começou a surgir muita inspiração. Eu sou do agreste de Pernambuco, nasci na cidade de Altinho, de família humilde. Era 1993 quando meu irmão, de mais idade do que eu, começou a trabalhar em Caruaru e lá ele comprou o primeiro CD: era uma coletânea de Cazuza. Dois anos depois conseguimos comprar um “discman” e eu ficava lendo e relendo o encarte com as letras, imaginando a força dele. Um cantor, compositor, poeta do Rio de Janeiro, cenário dos filmes, novelas, livros e músicas que eu consumia, quase inalcançável pra mim. A música do Cazuza veio me beijar e me salvar, atravessando horizontes pra descansar meu coração numa cidade perdida no mapa do planeta”, pontua Almério.

O álbum começou a ganhar forma com a chegada do produtor Marcus Preto e do diretor musical Pupillo. “Marcus nos trouxe uma equação equilibrada e poética de como pensava o disco, o repertório se divide e se complementa em 3 hits, 3 semi-hits e 5 lados B. Essa base nos norteou para buscar as músicas que dialogavam entre si, criando uma narrativa. Meu maior desafio, depois de quase 4 meses de pesquisa, laboratórios, de mergulhar na obra e no universo das canções dele, foi encontrar um jeito próprio de cantar e interpretar o repertório que selecionamos, eu, Preto, Ione e meu empresário André Brasileiro.”

Além da gravação de “Brasil”, um segundo single será lançado nas plataformas antes da chegada do álbum, a ser editado pela Biscoito Fino: será a versão de Almério para “Amor amor” (Cazuza / George Israel / Roberto Frejat).

Mais de Cultura