Top

Women On Walls, programa internacional gratuito de capacitação para mulheres artistas visuais, abre inscrições

Foto: Divulgação

Com curadoria e produção de diversos projetos disruptivos e internacionais que garantiram visibilidade para artistas ao longo de quase uma década de atuação, em 2020, o Instagrafite lançou o WOW (Women On Walls), o primeiro programa internacional gratuito de capacitação para mulheres artistas visuais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com idealização e curadoria de Marina Bortoluzzi, o braço feminino do Instagrafite, o programa único no mundo abastece a comunidade artística da nova geração ou em busca de oportunidades, com conhecimento prático e mentoria especializada. Graças a rede de conexão do Instagrafite, a primeira edição já contou com as mulheres mais influentes no universo da arte mundial para as aulas, como a artista Rosana Paulino, Criola, Faith 47, Poni e Nina Pandolfo.

Com aulas online ministradas por artistas, curadoras e articuladoras mulheres consagradas do mercado, o WOW apresenta agora a sua segunda edição: WOW Ipanema, reforçando ainda mais o conceito de “Art is female”.

Foto: Divulgação

Até até 19 de abril, o WOW Ipanema abre inscrições para participantes responderem um formulário no site wowinstagrafite2021.com  com questões sobre seu perfil, trajetória e arte. Não é obrigatório ter experiência ou currículo, o que conta mais são as vivências da artista e sua arte (apresentada através do envio de imagens e link das redes sociais). Mais informações podem ser acessadas em www.instagram.com/wowinstagrafite.

As inscritas passam por uma comissão avaliadora, composta por mulheres do mercado das artes. Para esta edição, serão 60 vagas a serem selecionadas e reveladas dia 26 de abril, em um mix de artistas iniciantes e artistas em desenvolvimento, primando pela pluralidade: 50% destinadas a mulheres negras e pardas; 20% destinadas a mulheres indígenas e/ou de comunidades tradicionais; 20% destinadas a mulheres de fragilidade econômica e 10% destinadas a mulheres transgênero, transexuais ou travestis.

Mais do que aprendizado de conteúdo como “organização financeira e planejamento de carreira” ou “construção de portfólio e conteúdo digital”, além do ensino de novas técnicas, o WOW Ipanema abre espaço de forma real às participantes, acelerando o reconhecimento e espaço no mercado das artes no Brasil e no mundo.

Foto: Divulgação

“De longe essa foi umas das melhores formações que já fiz. Inspiradora, motivadora, questionadora, provocante. Foi uma experiência potente inclusive por suas metodologias e cenários construídos para a inclusão de debates contemporâneos e pertinentes como feminismo e luta antirracista, movendo e alicerçando nossas passadas na direção do mundo que queremos criar”, diz a aluna Georgia Cardoso, de Fortaleza.

Em 2021, as mentorias contarão com 6 curadoras e/ou agentes de arte que oferecerão seus comentários e análise para 10 artistas participantes cada, uma no começo do programa e outra ao final, justamente para avaliar melhor o desenvolvimento da artista mentorada. As mentorias terão duração de 30 minutos a 1 hora, a depender das convidadas.

As aulas de 2020 podem ser assistidas pelo youtube do programa, tal como o WOW Ipanema estará disponível após essa temporada. Para o fechamento dessa edição, haverá projeção em prédios de São Paulo com a arte das artistas que concluírem o programa, entre outras surpresas de premiação que o Instagrafite com Ipanema estão preparando.

Mais de Cultura