Top

MIMO Festival tem edição especial em 2021 e inteiramente digital

Almério – Foto: Divulgação

 

Um dos eventos mais esperados a cada ano, com a participação de nomes de vanguarda musical de cinco continentes, o MIMO Festival, que acontece há 16 anos, ocupando espaços do patrimônio cultural de cidades históricas do Brasil e da Europa, terá uma edição especial em 2021. Frente aos novos tempos que provocaram o cancelamento das edições em 2020, o festival, com patrocínio da Petrobras, redesenhou seu formato, criando uma nova experiência, o MIMO Digital, dentro do padrão que o consagrou: alta qualidade de som, luz e imagem, produção premiada e artistas de prestígio internacional – com entrada totalmente gratuita.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Shows inéditos e exclusivos, filmes, palestras e workshops serão transmitidos pelo canal do MIMO Festival no YouTube. O festival dedicará um dia para cada cidade que faz parte de seu roteiro presencial: o MIMO São Paulo acontece nesta sexta-feira (26.03), o MIMO Rio de Janeiro em 27 de março (sábado) e o MIMO Olinda em 28 de março (domingo).

A edição digital priorizará artistas nacionais e contará com uma super atração internacional. Abrindo o festival e agitando a pista entre os shows, o VJ e DJ Montano, figura registrada do MIMO, levará ao palco projeções de imagens e sua mistura de ritmos como o samba-jazz, maracatu, latin groove, Tropicália, soul music, afrobeat, ska, acid jazz e funk. Conhecido na noite carioca, o profissional já discotecou em grandes eventos, como Viradão Carioca, Boulevard Olímpico e Réveillon de Copacabana.

No line-up, abrindo as apresentações do primeiro dia, Duda Brack, artista que já foi eleita pela crítica como artista revelação, traz estrutura e signos do pop de forma totalmente oxigenada. A paulista Cida Moreira aproveita o momento para lançar em primeira mão o álbum “Um copo de veneno”. O cantor Otto, figura central na cultura brasileira, revisita mais de duas décadas de música em seu novo show.

Luciane Dom – Foto: @marcoshermes

Agitando o segundo dia de festival, Luciane Dom traz seu clima enérgico para o palco e seu estilo, que reúne música brasileira com reggae, sons do candomblé e sua visão moderna do jazz. O carioca Zona Norte Caio Prado traz em seu trabalho atitude, luta, ideias frescas e um trabalho de música popular brasileira contemporânea, que dialoga com diversos públicos. Pedro Luís chega com sua vigorosa e emotiva interpretação em um show em homenagem a Luiz Melodia, com releituras de suas músicas. Já o trio Tuyo sobe ao palco fundindo organicidade e texturas eletrônicas com temáticas existenciais. Encerrando o segundo dia de apresentações, a cantora baiana Luejdi Luna apresenta seu novo álbum, “Bom mesmo é estar debaixo d’água”, com faixas que transitam entre o jazz e os ritmos africanos e são como um mergulho no mar quente da Bahia.

Natasha – Foto: Divulgação

Iniciando o terceiro e último dia de festival, a pernambucana Natascha Falcão faz a performance de pré-lançamento do álbum “Ave Mulher”, que traz o tradicionalismo orgânico e melódico do coco urbano do Recife – mas também xote, ciranda, boemia e macumba, com texturas, timbres e beats eletrônicos. Almério, que começou sua carreira cantando em bares de Caruaru, sobe ao palco com toda a sua performance irreverente. Dando sequência, Zé Manoel apresenta o álbum “Do meu coração nu”, com produção musical de Luisão Pereira. Encerrando com chave de ouro, o MIMO apresenta um show exclusivo, gravado em Paris, do coletivo francês Nouvelle Vague, que criou um estilo único e conta com uma legião de fãs pelo mundo.

Além das atrações musicais, o evento contará ainda com Workshops, levando conceitos técnicos da área musical, e o Fórum de Ideias, trazendo nomes de peso e temáticas atuais relevantes para o debate.

A curadoria e direção artística é de Lu Araújo, produtora com mais de 30 anos de carreira, e a direção do MIMO digital do experiente Jodele Larcher. Produzido pela Lu Araújo Produções, o MIMO Festival 2021 é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo do Governo Federal. Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Petrobras.

Através da Lei Aldir Blanc, o MIMO São Paulo é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O MIMO Olinda é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco. O MIMO Rio de Janeiro é uma realização do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio Estacio, Trem do Corcovado e Windsor Hotéis.

O festival já realizou mais de 500 concertos, como as apresentações memoráveis dos artistas Philip Glass, Chick Corea, Herbie Hancock, Pat Metheny, Buena Vista Social Club, Gotan Project, Jacob Collier, Goran Bregovic, Emir Kusturica, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Nelson Freire, Naná Vasconcelos, entre muitos outros grandes nomes.

26.03 – MIMO SP

A partir das 18h30

18h30 – DJ Montano

18h55 – Cristina Braga, Marcus Ribeiro e Ricardo Medeiros

19h10 – Duda Brack

20h – Cida Moreira

21h – Otto

27.03 – MIMO RJ

A partir das 17h

17h – DJ Montano

17h25 – Duo Santoro

17h40 – Luciane Dom

18h15 – Caio Prado

19h10 – Tuyo

20h05 – Pedro Luis

21h10 – Luedji Luna

28.03 – MIMO Olinda

A partir das 17h

17h – DJ Montano

17h25 – Ana de Oliveira e Sergio Ferraz

17h40 – Natascha Falcão

18h15 – Almério

19h10 – Zé Manoel

20h – Nouvelle Vague

Mais de Cultura