Top

Corte, de Alzira E, apresenta o show “Corte no Quinta da Bruxa”

Alzira E – Foto: Marina Thomé

Por Luiz Chagas

Durante dois finais de semana, de 26 a 28 de março e de 2 a 4 de abril, de sexta a domingo, a banda Corte, liderada pela carismática Alzira E, apresentará nas plataformas Instagram, Facebook e YouTube o novo show “Corte no Quinta da Bruxa”, que mostra seis temas em um espaço ao ar livre, seguindo as regras de proteção contra a Covid-19, filmados por Marina Thomé, do Estúdio Crua, e tendo Bernardo Pacheco como engenheiro de som. Cada uma das apresentações é precedida por um minidoc exclusivo (seis, portanto) em que os artistas falam sobre a experiência de criação coletiva que vivenciaram, dos arranjos musicais às soluções imagéticas e, como não podia deixar de ser, o reencontro depois de um ano de pandemia.

SIGA O RG NO ISNTAGRAM

O repertório é composto por canções de Alzira E e parcerias com o poeta Arruda e o filósofo e cantautor Tiganá Santana, a saber: “Intriga” (Alzira E); “Não Me Invente” (Alzira E), “Nada Disso” (Alzira E/ arrudA); “Cheguei” (Alzira E/ Tiganá Santana); “Boca Talhada” (Alzira E/ Tiganá  Santana) e “Palavra de Honra” (Alzira E/ Tiganá Santana). O audiovisual Corte no Quintal da Bruxa tem a participação da performer e musicista Amanda Buttler.

A banda Corte – Foto: Marina Thomé

A banda Corte traz Alzira E (voz e baixo), Marcelo Dworecki (guitarra, baixo), Cuca Ferreira (sax, flauta), Daniel Gralha (trompete e flugel), Fernando Thomaz (bateria e efeitos).

A sul-mato-grossense Alzira E é um caso único da confluência musical brasileira. Ao lado da irmã, Tetê Espíndola, e da família dela, ela surgiu em meio à explosão da música regional pantaneira, tradição que carrega até hoje.

A poética de suas canções, a um tempo feministas e blueseiras, a aproximou de Itamar Assumpção, cujo trabalho influenciou fortemente, e da poeta Alice Ruiz, parceira constante. Cultuada pelas novas gerações, como é o caso do poeta e compositor Gustavo Galo, Alzira passou a trabalhar com Marcelo Dworecki, produtor musical e baixista da banda globe-trotter Bixiga 70. O salto quântico promovido pelo Corte na sonoridade de Alzira saiu da cabeça dele.

Luiz Chagas é músico e jornalista.

Mais de Cultura