Top

CCBB Rio exibe tour virtual da exposição da artista Chiharu Shiota

Foto: Augusto Costa

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro – CCBB RJ – apresenta em seu site um tour virtual em 360º da mostra “Linhas da Vida”, da artista japonesa Chiharu Shiota. A visita online permite que o visitante tenha acesso a detalhes de todos os ambientes das galerias do CCBB e das obras, e ainda reúne textos, legendas e obras comentadas com audiodescrição em português e inglês.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O público poderá navegar como se estivesse passeando presencialmente pelo espaço e até ver, por exemplo, a instalação “Além da Memória” (2019-2021), obra inspirada na diversidade do povo brasileiro, tanto do térreo quanto do segundo andar. O CCBB exibe, ainda, uma palestra com a curadora da mostra, Tereza de Arruda, em seu canal do YouTube .

De 26 de março até 4 de abril, o espaço físico do CCBB-RJ está fechado em decorrência do agravamento da pandemia de Covid-19 e em cumprimento ao decreto estipulado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Foto: Augusto Costa

Exposição

A transitoriedade dos ciclos da vida, a memória e a própria experiência pessoal inspiram a obra da artista proveniente do Japão Chiharu Shiota. Conhecida principalmente por seus trabalhos site specific em grande escala, frequentemente compostos por emaranhados de linhas, Chiharu é autora de uma obra multidisciplinar, fazendo uso de suportes diversos: são instalações, performances, fotografias e pinturas. A artista tem sua extensa obra celebrada na mostra retrospectiva “Linhas da Vida”, com produção da Base7 Projetos Culturais em cartaz até 19 de abril no CCBB RJ.

A mostra esteve no CCBB São Paulo e CCBB Brasília. A exposição é patrocinada pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com apoio da BBDTVM, Livelo e Pingouin Fios.

Nascida em Osaka e radicada há 23 anos em Berlim, Chiharu iniciou sua carreira artística em 1994, tomando a pintura como principal suporte. Todavia, logo descobriu que o espaço bidimensional era limitado para seu processo criativo e expandiu para as outras linguagens. Linhas da Vida reúne cerca de 70 obras que datam desde o início de sua produção artística aos dias atuais.

 

Mais de Cultura