Top

Grupo Tapa apresenta o Festival de Verão Online

O Festival de Verão Online, do Grupo Tapa, vai acontecer com espetáculos que foram gravados no palco do Teatro Aliança Francesa e transmitidos pela plataforma Zoom. O evento começa com 4 peças que já estão no repertório do grupo: “Diálogo com os Personagens”, de Luigi Pirandello (20 de março); “O Encontro no Bar”, de Bráulio Pedroso (21 de março); “Uma Aventura Parisiense”, de Guy de Maupassant (27 de março); “O Urso”, de Anton Tchekhov (28 de março). A direção é de Eduardo Tolentino de Araujo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Os ingressos têm preços populares de R$ 20 e o público pode contribuir com outros valores para ajudar na manutenção do grupo com a campanha SOS Tapa.

Programação

“Diálogo com os Personagens” – Foto: Divulgação

“Diálogo com os Personagens”, de Luigi Pirandello (1867-1936), tem Brian Penido Ross como protagonista. Baseado em três contos do autor siciliano, em que ele reclama do assédio que sofre de seus personagens trazidos a seu escritório pela criada Fantasia, todos reivindicando um papel de destaque nas próximas novelas.

“O Encontro no Bar” – Foto: Divulgação

Já “O Encontro no Bar”, de Bráulio Pedroso (1931-1990), conta com o trio Brian Penido Ross, Clara Carvalho e Guilherme Sant’Anna no elenco. Na trama, o dramaturgo mostra que é no horário vespertino que acontecem os encontros proibidos. A infidelidade tem hora marcada e não tem idade. As noites são reservadas para as famílias. O autor escreveu essa história após ver um casal de velhos no bar do Hotel Jaraguá, nos idos do século passado, naquela parte da tarde em que o estabelecimento está vazio e a única testemunha é um garçom solitário. Ambos vieram escondidos da família para uma transgressão maior que os outros pudessem supor.

“Uma Aventura Parisiense”- Foto: Divulgação

Outra produção marcante do grupo em tempos de pandemia é “Uma Aventura Parisiense”, de Guy de Maupassant (1850-1893), com Denise Weinberg e traz uma dona de casa provinciana que sonha com a vida na capital, no caso, a cidade é a Paris da Belle Époque. Para o diretor Eduardo Tolentino de Araujo, a trama é uma dissecação da alma feminina com o humor corrosivo de um dos maiores contistas da literatura ocidental. Divertido e melancólico, o encontro dessa mulher com a concretização dos seus sonhos em que a realidade difere da fantasia. Esse é mais um reencontro entre a atriz e o grupo, na qual foi uma das fundadoras.

“O Urso”- Foto: Divulgação

“O Urso”, do dramaturgo Anton Tchekhov, tem os atores Brian Penido Ross, Camila Czerkes e Dalton Vigh.  Essa é uma comédia curta e traz uma jovem viúva recolhida em sua propriedade. Durante o luto, ela recebe a inesperada e intempestiva visita de um proprietário de terras vizinho que veio cobrar dívidas contraídas pelo falecido marido. A tensão entre os dois, intermediada por um velho criado, adquire alta voltagem na medida que as máscaras caem. Tchekhov é um dos autores mais bem quistos pelo Tapa, que celebrou seus 40 anos de trajetória com O Jardim Das Cerejeiras. Tolentino ressaltou um outro lado na obra do autor russo.

Mais de Cultura