Top

Galeria Casa Jacarepaguá faz abertura online da exposição coletiva “Fechado Para Balanço”

“Humus”- Foto: Divulgação

Há um ano o mundo parou, os comportamentos mudaram e o mercado sentiu o forte impacto da crise mundial gerada pela pandemia da Covid-19. Mas chegamos em 2021. Antigamente, era comum o comércio fechar nos primeiros dias do novo calendário para colocar organizar as contas, refletir sobre o próximo período e planejá-lo a partir dos desejos para a nova fase que chega. Com base nesse conceito, a Galeria Casa Jacarepaguá abre virtualmente no dia 13 de março, a exposição “Fechado para Balanço”.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

No sábado (13.03), às 14h, horário em que a exposição iria abrir para o público, será feita uma transmissão ao vivo, da exposição, seguida de entrevistas com os artistas, que irão falar sobre as obras, o processo criativo, seu trabalho, seu momento etc.

“Semente Árvore”- Divulgação

A curadoria propôs aos artistas o desafio de produzir nos primeiros meses do ano duas obras diametralmente opostas: uma inspirada no pior, e a outra no melhor sentimento do seu “balanço individual” de 2020. A exposição conta com 16 obras de oito artistas, que direcionaram as felicidades e angústias contidas em 2020 para um ciclo criativo em dois extremos. O objetivo foi também “expurgar” o ano passado. Para isso, a galeria convidou não apenas artistas que já integram seu portfólio, mas também três mulheres que estão em destaque no mercado: Priscila Barbosa, Catharina Suleiman e Bea Corradi.

“Não achava possível meramente virar a página de 2020 e fazer uma exposição em 2021. Seria necessário aprender com este ano duro, independente do que nos espera. Por isso o tema do acerto de contas, de refletir sobre os extremos”, comenta José Brazuna, sócio e curador da galeria. “Também acreditamos que era essencial trazer novos talentos, abrindo o leque, e, buscando equilibrar mais a representatividade de sexo, raça, visões de mundo, etc. Dessas ponderações nasceu a exposição, e, me senti muito acolhido pelos artistas, que estão muito felizes com seus resultados”, complementa.

“Irônico que depois de quase um ano sem exposições presenciais, escolhemos um tema tão real, que o nome da exposição – agendada faz 3 meses – se tornou uma ‘profecia’. Então por determinação do governo do estado, a exposição “Fechado para Balanço”, abre sim, no dia 13. Fisicamente fechada, mas, vamos fazer um grande evento virtual”, diz Brazuna.

A programação dos horários de cada artista será divulgada ao longo da semana na página da galeria no Instagram (@casajacarepagua).

Mais de Cultura