Top

Festival online de cinema reúne 150 filmes do gênero fantástico

“Frank e Zed”- Foto: Divulgação

O FantaspoaFestival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre -, anunciou os primeiros 25 filmes que serão exibidos na 17ª edição do maior evento de cinema do gênero fantástico (fantasia, ficção-científica, horror e thriller) da América Latina. O festival neste ano será de 9 a 18 de abril, apresentando gratuitamente 150 produções, sendo que 50 longas-metragens e 100 curtas-metragens na plataforma de streaming Darkflix. A projeção é que o festival seja acompanhado por um público de 100 mil espectadores.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Dentre estes 25 títulos, três terão sua primeira exibição pública no mundo no festival: os norte-americanos “Este Jogo Se Chama Assassinato”, de Adam Sherman e “Mister Limbo”, de Robert G. Putka; e o iraniano “O Grande Salto”, de Karim Lakzdeh.  Cinco estarão em première internacional, 10 em première latino-america e seis em première brasileira.

“Esta seleção reforça o Fantaspoa como a mais importante janela de exibição da produção fílmica do gênero fantástico da América Latina”, comentam os organizadores João Fleck e Nicolas Tonsho.

“Hawk e Rev Matadores de Vampiros” – Foto: Divulgação

Entre os filmes anunciados, estão longas-metragens de 17 países, dentre eles, Argentina, Austrália, Holanda, Hungria, Japão, Rússia e Taiwan. O norte-americano “Frank e Zed”, animação que levou sete anos para ser produzida, será exibida pela primeira vez no Brasil durante o festival.

Também está nesta lista inicial com exibição inédita na América Latina o filme “A Dark, Dark Man”, uma coprodução entre a França e o Cazaquistão, previamente exibida no festival de Roterdã. E será apresentado pela primeira vez no Brasil o longa taiwanês “Get the Hell Out”, que teve sua première no Festival Internacional de Toronto.

Dentre as obras anunciadas, encontram-se filmes que foram exibidos em eventos de cinema de prestígio internacional, como Festival Internacional de Cine de Mar del Plata, Moscow International Film Festival, San Sebastián Film Festival, Sitges Film Festival, SXSW Film Festival, Tallin Black Nights e Warsaw Film Festival.

“Get the Hell Out” – Foto: Divulgação

Ainda segundo os organizadores, “é uma programação inigualável em qualquer festival de cinema fantástico na América Latina, reforçando o caráter curatorial do evento, trazendo uma variedade de países, gêneros cinematográficos e priorizando a qualidade do conteúdo apresentado”.

Além das exibições de filmes, o Fantaspoa neste ano está realizando gratuitamente 14 atividades de formação, que acontecem semanalmente até o dia 8 de abril. Nomes como de Lourenço Mutarelli, ator, professor e escritor; da atriz Luciana Paes, cujo premiado trabalho inclui novelas globais e filmes prestigiados internacionalmente; do ator Silvero Pereira, que eternizou recentemente o personagem Lunga no aclamado longa “Bacurau”; e de Dane Taranha, jornalista e radialista, estão apresentando oficinas temáticas de cinema pelas redes sociais do festival.

Serviço:

O quê: 17º Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa).

Quando: de 9 a 18 de abril.

Onde: Darkflix.

Quanto: gratuito.

Mais de Cultura