Top

Estoniano cria esculturas gigantes com pneu usado

Foto: Reprodução/jaanisoo.com/

Villu Jaanisoo, um escultor estoniano que atualmente vive na Finlândia, é um desses artistas que ultrapassa os limites do que é considerado arte ao experimentar diferentes mídias para criar suas esculturas com materiais não convencionais. Um exemplo incrivelmente impressionante de um deles é sua escultura “Elefante”, de 2018, – uma obra monumental esculpida inteiramente com pneus reciclados e aço, que agora está em um parque público em Jyväskylä, Finlândia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Reprodução/jaanisoo.com/

“Pneus usados ​​estavam disponíveis, sempre por perto”, disse o artista ao site My Modern Met. “As questões ambientais são importantes em termos de uso. Mas para mim, mais importante foi o traço que suas vidas anteriores deixaram para aquelas coisas utilizadas que eu uso para fazer algo novo, e também a ideia de colocar algo familiar em um novo contexto.”

Foto: Reprodução/jaanisoo.com/

“Elephant” é apenas uma das esculturas de pneus reciclados mais recentes de Jaanisoo – o escultor começou a fazer experiências com o material de borracha já em 2001. Ao lado deste, os temas de suas esculturas de pneus também incluíram um pato de borracha gigantesco, um gorila gigante e palmeiras altas. Cada um traz uma experiência nova e única para o espectador, removendo algumas das ideias e associações mais convencionais que eles possam ter em torno dos objetos que estão observando.

Foto: Reprodução/jaanisoo.com/

Para ver mais do trabalho de  Jaanisoo, você pode visitar o site do artista  jaanisoo.com ou segui-lo no Instagram. 

Mais de Cultura