Top

Ryan Realcria diz que hip hop é uma cultura negra e que brancos se apossaram

Ryan Realcria – Foto: Divulgação

O rap tem conquistado cada vez mais o seu espaço no País, com letras polêmicas que expõem a realidade do Brasil. O estilo musical ainda é associado por muitos como música para usuários de drogas ou bandidos, porém, a verdade é outra, os músicos além de escreverem críticas e verdades, escrevem sonhos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Ryan Realcria fala que o preconceito com o rap tem diminuído, porém ainda existe bastante e que as pessoas relacionam a música às drogas. “O Rap hoje em dia está sendo bem mais abraçado do que antes, e vai mudar muito ainda, tem muita coisa para acontecer no meio do rap. Mas ainda sofre muito preconceito, sim, tem muita gente que não curte e abomina, fala que é som para quem é usuário de drogas, de má influência. Mas a verdade é que nós contamos a realidade, o que acontece, o que a gente sonha, o que queremos ter, é o que falamos nas letras.”

Ryan Realcria – Foto: Divulgação

O rapper conta que já passou por situações de preconceito, e que é rotina ser perseguido em mercados por seguranças por ser negro.

“Já passei por várias situações de racismo, mas uma das mais chatas que acontece constantemente é em mercado. Quando vou fazer compras, seguranças ficam me perseguindo, toda prateleira que eu vou ficam me seguindo.”

Ryan comenta que ninguém é obrigado a usar drogas, usa somente quem quer e, na sua opinião, já era para estar legalizado.

‘’Associar o rap às drogas é uma coisa que acontece muito, mas os rappers falam a realidade. Quem para, para ouvir o rap, tem que escutar mesmo, ouvir a letra com atenção e sentir o que estamos falando. Não podem abominar o nosso estilo musical por achar que é só para usuários de drogas, usa quem quer, ninguém é obrigado a usar, e na minha opinião já era pra estar legalizado.’’

Ryan Realcria – Foto: Divulgação

Questionamos o músico a respeito do apoio de sua família na carreira, e ele conta que seu pai é o seu maior incentivador devido ao fato de a música ser um gosto em comum e um sonho compartilhado.

“Família é complicado. Eu amo a minha família muito, mas em questão do nosso futuro é complicado. O meu pai foi quem mais me apoiou em tudo, ele sempre me entendeu porque é uma coisa que ele gosta também, então eu não estou só realizando um sonho meu, estou realizando um sonho dele também. Mas a minha mãe, minha avó, sempre pensam que fazer música aqui no Brasil é ser vagabundo, mas quando dá certo veem que estou correndo atrás. A indústria da música ainda não é tão bem reconhecida aqui no País como é lá fora. Lá fora quem faz música tem respeito, além de ter escolas só para isso, já olham como um trabalho de verdade. Mas a família em si, só estão preocupados com o meu futuro, o que vou ser, mas me amam muito, diz.

O rapper comenta sobre não existir diferenças entre etnias e que o hip hop é uma cultura negra, que brancos se apossaram.

Ryan Realcria – Foto: Divulgação

“Isso de diferença entre etnia não existe mais não, os negros ocuparam os seus lugares, e talvez tenha até mais negro do que branco na cena musical. O hip hop é uma cultura negra, tem muitos brancos se apossando disso, mas tem espaço pra todo mundo, todo mundo tem direito de fazer música.’’

Ryan encerra falando como a música transformou a sua vida, e diz trabalhava muito nas ruas vendendo empadinhas antes de se tornar rapper.

“A música mudou muito a minha vida, me elevou a outro patamar que eu achava que era impossível. Antes eu trabalhava muito vendendo empadinhas na rua, era um negócio que eu conseguia tirar um dinheiro legal, mas eu não estava feliz. Era um trabalho muito cansativo e eu queria fazer o que eu gostava de verdade, que é a música, então botei a cara no rap e vim ganhando números na internet, no Youtube e graças a Deus foi uma mudança radical na minha vida. Tem muita coisa para acontecer ainda, não vou parar aqui porque meu sonho ainda não foi realizado completamente, falta muita coisa para realizar ainda e vai dar tudo certo”, finaliza.

Mais de Cultura