Top

Conheça Cecília Chancez, a jovem cantora que está bombando na web

Foto: Reprodução/Instagram/@cecilia_chancez

Ela tem apenas 16 anos e já bomba na internet, com sues vídeos no TikTok, Instagram, com dancinhas e sua voz peculiar. Além disso, nas redes sociais alcança números muito expressivos, com 131 mil seguidores no Instagram e um alto crescimento no TikTok, rede em voga atualmente. Cecília Chancez é uma cantora do Rio de Janeiro, mais especificamente de Campo Grande, zona oeste do estado.  Hoje mora no bairro Magarça, também em Campo Grande. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Cecília nasceu em uma família de músicos. Seu pai e seu tio sempre gostaram de cantar e a jovem cresceu nesse universo, com rodas de canções em casa, nutrindo muitas referências ao longo dos anos. Tem o pai como referência de música e toca violão, violino e ukulele, além de ter inglês fluente, língua que usa em algumas de suas canções e que aprendeu sozinha.

Embora tenha começado a cantar no coral da igreja, hoje faz parte da Igreja Luz Às Nações, foi em casa que suas influências cresceram e se tornaram uma realidade para a jovem. Em uma das apresentações que fez, ela comenta a emoção: “Em um dos meus primeiros concertos, eu estava tão nervosa que mal conseguia respirar, achei que não iria conseguir. Mas me deixei levar pelo toque da música e quando terminou, tive a certeza absoluta que meu lugar era ali, no palco. Eu nasci pra isso”, diz.

Por conta do bullyng e racismo que sofreu na escola, Cecília viu que não podia deixar um cenário como aquele continuar acontecendo e começou a usar seu espaço nas redes sociais para falar de empoderamento, feminismo e luta antirracista e assim, também inspirar garotas da sua idade. Na música, ela tem também a preocupação de transmitir mensagens importantes e necessárias.

Agenciada pela Mynd – especialista em marketing digital e responsável pela gestão da imagem do artista. -, viu sua vida mudar após receber o convite para integrar o casting.

“Eu sei que vou crescer, tenho potencial e vou fazer o meu melhor para alcançar meus sonhos. Se eu não for atrás deles, ninguém irá por mim.”

A primeira exibição pública de Cecília em 2020 foi na Live da Consciência, em novembro, com apresentação da Nívea e organização da Mynd. Cantando ao lado de Preta Gil, o público elogiou muito a apresentação e fez um alvoroço em redes para saber mais quem era aquela jovem talentosa.

Leia a seguir o papo que RG teve com Cecília.

Quantos irmãos tem? 

Somos uma família grande! (risos) Somos cinco. Eu sou a irmã do meio e tenho dois mais velhos, Thaianny e Welinton, e duas mais novas, a Lara e Ellis. 

Você tem apenas 16 anos e já está viralizando, como isso funciona na sua cabeça? 

Eu fico muito feliz, porque consigo interagir com o pessoal, mostrar minha arte, mas isso é carregado de muita responsabilidade. Então, mesmo sendo incrível, porque eu consigo ter contato com mais pessoas, eu entendo que acabo influenciando muita gente da minha idade, então minhas atitudes contam bastante. Ao mesmo tempo em que posso falar sobre assuntos importantes e alcançar muita gente, dar uma influência positiva, se eu errar, vou fazer a mesma coisa, só que negativamente. É muita responsabilidade, principalmente com minha idade, mas entendo a importância dessa visibilidade e tento sempre passar apenas coisas boas. 

Como nasce a Cecília cantora, sei que você vem de uma família de músicos e que cantava na igreja. Que igreja frequenta? 

Atualmente frequento a Igreja Luz Às Nações. Mesmo tendo começado a cantar no coral de igreja, eu tenho minhas referências muito fortes dentro de casa. Meu pai canta e compõe, enquanto meu tio toca… Foi ele que me ensinou a tocar violão! Eles sempre me apoiaram muito e, quando viram que eu podia cantar, me incentivaram a seguir este caminho, que acabou se tornando meu sonho. 

Foto: Reprodução/Instagram/@cecilia_chancez

Você compõe? 

Sim, eu amo escrever! Minha inspiração vem muito dos meus pensamentos, histórias que conheço, coisas que eu imagino. E, às vezes, não precisa de nada para surgir algo na cabeça, sabe? Você está lá, assistindo alguma coisa, e chega uma inspiração… Aí, eu tento transformar isso em música e vou criando alguns rascunhos. Vem dando certo, espero um dia mostrar para vocês! 

Conte sobre bulliyng e racismo por que passou? O que houve? Como lidou com isso? 

Aconteceu na época da escola. Eu gosto muito de mudar meu cabelo, sabe? Então eu vou fazendo penteados e vou brincando com ele, e na minha infância não era diferente. Quando eu estava na escola e chegava com um penteado que não era comum, tinham algumas crianças que começavam a fazer bullying comigo, e isso incluía comentários racistas. A situação começou a ficar tão série e frequente que meu pais tiveram que ir na escola e dizer que se nada fosse feito para acabar com aquela situação, eles chamariam a polícia. Infelizmente isso é algo que acontece diariamente, em várias escolas do mundo inteiro… O mundo ainda precisa aprender muito e é muito triste que a gente ainda passe por este tipo de situação. 

Acha importante se firmar como uma cantora dentro da comunidade negra e levar a causa antirracista e de empoderamento feminino para frente? Como faz isso? 

Sim, é muito importante! Por tudo que eu já vivi, que presenciei, acredito que é essencial existir essa representatividade, principalmente para as crianças e pessoas da minha idade. Eu quero usar meu local de fala para levar conhecimento, arte e causa, para outras meninas e crianças verem e entenderem que elas também podem! Sinto que a maneira mais pura e gentil de você passar essa representatividade negra é sendo real e mostrando que a gente pode, a gente luta e consegue.

Foto: Reprodução/Instagram/@cecilia_chancez

Como aprendeu inglês? 

Com desenho! (risos) Sempre amei assistir desenhos na minha infância e, por mais estranho que possa ser, amava assistir com o áudio original. Como a maioria desses desenhos eram em inglês, fui começando a me acostumar com a língua. Eu aprendi a ler bem nova, então não via problema em ver legendado e acabou que fui descobrindo as palavras em inglês e comecei a entender o que cada uma delas significava. Como meu pai também fala e percebeu isso, então, nós ficávamos conversando e eu fui melhorando. E acabou que foi assim que eu aprendi inglês! (risos) 

Você toca ukulele, violão e violino, como aprendeu esses instrumentos? 

Quando mais nova, fiz aula de violino e, em paralelo, tinha aulas de violão com meu tio. Depois aprendi a tocar ukulele sozinha… Fui vendo vídeos, dando uma estudada em casa, e acabei aprendendo. 

Que tipo de música mais gosta? 

Olha, eu amo tantos que é difícil escolher quais eu mais gosto… Acho que posso dizer que os meus preferidos são pop nacional e internacional e R&B. Nada impede que eu escute outros tipos de música, mas os que eu não canso de escutar são esses. 

Que artistas brasileiros e internacionais admira, segue? 

Muitos! No Brasil eu admiro muito gente, mas sempre comento da Iza e a Luísa Sonza. A Iza é uma inspiração para mim, como pessoa, artista, e tudo mais. A Luísa também é incrível, me divirto com os vídeos dela e admiro muito como construiu sua carreira e batalhou contra o machismo. Internacionalmente, eu não posso deixar de falar da Beyoncé, Rihanna e Sza! Amo muito as três, gosto de levá-las como exemplo na música. Também amo Frank Ocean e Billie Eilish! 

Como foi cantar com Preta Gil, acha que esse fato foi um divisor de águas para você ser mais conhecida? 

Com certeza! Dividir o palco com a Preta Gil é uma conquista incrível. Eu, que adoro ela, fiquei muito grata por ter participado. Dividir palco com a Preta Gil, sabe? É muito legal lembrar e pensar que isso aconteceu comigo e que faz pouco tempo! Então eu sou muito grata por ter participado da live e por ter assinado com a incrível Music2mynd8! Com certeza foi a melhor coisa que aconteceu na minha carreira profissional no ano de 2020. 

O que gosta de fazer no TikTok? Qual rede social você mais curte? 

Eu amo fazer dancinhas no TikTok, cantar e dublar, aquelas coisas que o TikTok é famoso! Desde quando entrei no app posto bastante lá! Hoje, o Instagram ainda é a rede social que eu mais uso… Às vezes, eu até posto lá alguns TikToks que eu faço. Mas eu ainda estou no Twitter e Facebook também. 

Como interage com seus seguidores? 

Eu amo interagir com meus seguidores. Eu acho super importante ter esse contato próximo com eles, até para eles me conhecerem mais e eu conhecer mais sobre eles também. Gosto de fazer lives, estou sempre fazendo, pelo menos uma vez por semana. O pessoal sempre fala muito por lá. Também uso os Stories e uso bastante as ferramentas que o Instagram disponibiliza, como caixa de perguntas e coisas assim. 

Como está sua carreira atualmente, já tem uma gravadora de olho em você? 

Sim, e estou muito grata por isso estar acontecendo! Algumas gravadoras já se mostraram interessadas e com certeza estamos com muitos projetos legais para esse ano. Ainda não posso dar muitos detalhes, mas estou estudando bastante e me aprimorando para tudo que tem que vir. Espero cada vez melhorar um pouco mais e ir crescendo muito… Conto muito com o apoio dos meus seguidores e quero entregar para eles tudo na melhor qualidade. 

Foto: Reprodução/Instagram/@cecilia_chancez

Que compositor gostaria de gravar? 

Olha, como a música esteve muito entre minha família, acho que o compositor que eu mais gostaria de gravar é meu próprio pai! (risos) Ele compõe muito, sempre com letras muito legais e bonitas, e seria incrível gravar com ele. São tantos projetos que ele tem no papel, ia ser muito bom poder tirá-los e gravar. Estou torcendo para conseguirmos fazer isso no futuro.

Que tipo de cantora quer ser? O que mais gosta de cantar? 

Eu quero ser uma cantora real, que inspire pessoas a serem a melhor versão delas mesmas, sabe? Como tinha comentado antes, eu acho que ser real é a melhor forma de levar sua arte para todo mundo. Eu quero muito conseguir mostrar toda minha paixão pela música, a minha melhor versão e minha verdade, cada vez mais… Quero muito crescer e evoluir. Acredito que estamos em uma constante evolução, tanto profissional quanto pessoal, então é o que eu desejo, sempre! Amo muito cantor pop, então espero que logo eu possa apresentar minhas músicas para vocês!

Mais de Cultura