Top

Grupo Tapa encena mostra online do Teatro Aliança Francesa 

Foto: Ronaldo Gutierrez

A Mostra de “Repertório Online do Grupo TAPA” no Teatro Aliança Francesa termina no próximo fim de semana. Com a mudança para a fase vermelha, não haverá apresentação do espetáculo “Despedida de Solteiro” (Arthur Schnitzler), como foi divulgado anteriormente. O encerramento será com dois espetáculos gravados: “Vidas à Margem”, dramaturgia original do Tapa, com Flávio Tolezani e Natalia Gonsales, no dia 30 de janeiro, sábado; e “O Urso”, de Anton Tchekhov (1860-1904), com Brian Penido Ross, Camila Czerkes e Dalton Vigh em 31 de janeiro, domingo.

SIGA O RG  NO INSTAGRAM

A direção é de Eduardo Tolentino de Araujo e ambas acontecem às 19h pela plataforma ZOOM com compra pelo Sympla. Os ingressos têm preços populares de R$ 20 e o público pode contribuir com outros valores para ajudar na manutenção do grupo com a campanha SOS TAPA. O Repertório Online encerra com um total de 8 peça, uma diferente por semana, desde outubro e marcou o reencontro do grupo com atores/atrizes e dramaturgos clássicos que estão marcados na trajetória do grupo.

O sonho americano desfeito em um país que divide os cidadãos entre vencedores e perdedores sem que haja uma segunda chance para os deserdados, é o fio condutor de Vidas à Margem, uma criação inspirada em temas recorrentes na dramaturgia americana do século 20. Na trama, um homem e uma mulher, interpretados por Flávio Tolezani e Natalia Gonsales, enfrentam uma difícil relação por estarem à margem do sistema.

“O título faz uma brincadeira paródica com À Margem Da Vida, de Tennessee Williams, que recebeu uma tradução no Brasil com o nome de Zoológico de Vidro. A história é um mergulho na alma masculina e feminina diante da adversidade. A vida boêmia, as incertezas materiais de uma carreira artística geram distintas possibilidades de fuga da realidade por um jovem casal”, conta o Tolentino.

Com Brian Penido Ross, Camila Czerkes e Dalton Vigh, O Urso, de Anton Tchekhov, é uma comédia curta e traz uma jovem viúva recolhida em sua propriedade. Durante o luto, ela recebe a inesperada e intempestiva visita de um proprietário de terras vizinho que veio cobrar dívidas contraídas pelo falecido marido. A tensão entre os dois, intermediada por um velho criado, adquire alta voltagem na medida que as máscaras caem.

Tchekhov é um dos autores mais bem quistos pelo Tapa, que celebrou seus 40 anos de trajetória com O Jardim Das Cerejeiras. Tolentino ressaltou um outro lado na obra do autor russo. “O texto é de um período anterior aos grandes clássicos que o consagraram. Um mestre das narrativas curtas, Tchekhov já era famoso por seus contos quando começou a afiar suas ferramentas na dramaturgia através de pequenos vaudevilles que já trazem em si o aspecto patético das relações humanas”. 

O Tapa usará o avanço da pandemia, durante fevereiro, para planejar e estruturar o novo “Festival de Verão Online” que estreará na Aliança Francesa, ainda sem público, três vezes por semana (sábados, domingos e segundas) em março. A relação entre Teatro Aliança Francesa com o grupo é bem próxima e tem uma trajetória comitantemente significativa para os dois lados. Iniciou com o período de residência de 1986 – 2001, durante 15 anos, onde o local serviu para o grupo se consolidar em São Paulo, estrear diversos espetáculos e pesquisar dramaturgias. Com a celebração dos 50 anos do teatro, houve um reencontro com a cia com a apresentação de As Criadas, de Jean Genet. Desde então, o Tapa sempre marca presença na programação.

Mais de Cultura