Top

Mostra digital e gratuita Origens #3 vai até 31 de janeiro

Obra de Paulo Chavonga – Foto: Divulgação

A Exposição Origens #3 acontece em formato totalmente virtual até o dia 31 de janeiro, com mais de 50 obras de 5 artistas plurais que refletem os resultados da diáspora africana nas realidades periféricas em que vivem.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com curadoria de Priscila Magalhães, os trabalhos são compostos por pinturas, colagens, artes digitais e fotografias. As obras ficarão expostas no site do Festival Cultural Pangeia, com acesso gratuito. 

Obra de Cauã Bertoldo – Foto: Divulgação

Os artistas convidados são: Isabela Alves “Afrobela”, Cauã Bertoldo, Cassimano, Paulo Chavonga e Ione Maria.

Planejada para ocorrer no formato presencial, a organização transferiu a exibição das obras para o meio virtual, aumentando o seu alcance e chamando a atenção do público, não só do Brasil como inclusive de outros países. Até o momento, a exposição recebeu mais de 260 visitantes de diversas localidades

Obra de Afrobela – Foto: Divulgação

como Estados Unidos, México, Angola, Moçambique, Equador, Holanda, Áustria e Itália. As obras que retratam nossas origens diaspóricas envolvidas no cotidiano de cada artista podem ser vistas no site https://www.festivalpangeia.com/.

Obra de Cassimano – Foto: Divulgação

“Foi muito provocador levar a exposição para o ambiente virtual e acredito que tem dado certo. Estamos conectados e buscando levar a reflexão do tema do festival que é Conexão Américas e África” para diversas pessoas, comenta Priscila.

Obra de Ione Maria – Foto: Divulgação

“Foi um desafio enorme remontar o planejamento e adaptar tudo para o meio digital, porém diante do alcance obtido decidimos manter a exposição por mais um tempo, para que mais pessoas possam apreciar as obras e fotografias no site. Talvez no formato tradicional não teríamos impactado o mesmo número de visitantes”, diz a diretora do festival, Pauliana Reis, sobre a continuidade da exposição até o final de janeiro.

Mais de Cultura