Top

Cronistas da Cidade preparam espetáculo virtual para o aniversário de São Paulo

A pesquisadora, regente e cantora Dani Mattos gravou o espetáculo Cronistas da Cidade direto de sua residência – Foto: Divulgação

 

O espetáculo Cronistas da Cidade, com Dani Mattos & Toque de Bambas, que homenageia em verso, prosa e muito samba compositores como Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e Germano Mathias foi readequado para a plataforma virtual e agora poderá viajar pelo Brasil pela Web.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com apoio da lei de incentivo ProAC ICMS de São Paulo, os shows fariam parte de uma turnê pelas cidades de  Santos, Sorocaba Campinas, Ilha Bela,  e São Paulo,  no final de 2020. No entanto, com a pandemia do novo Coronavírus, o espetáculo ganhou formato digital, sem perder a identidade. Sempre uma roda de samba, poesia de Vanzolini e diálogos cômicos criados por Adoniran e Osvaldo Moles para as típicas personagens das novelas de rádio.

O projeto busca, enfim,  ilustrar as canções com breves informações desses compositores que retrataram a vida na capital paulista durante o século XX. Esse show deu nome ao primeiro EP da cantora pelo selo 7melodica , em 2019.

O trabalho reuniu uma afiada equipe que precisou se reinventar para levar virtualmente um som de qualidade, que ficasse a altura dos shows Cronistas da Cidade que já foram apresentados em diversos espaços de São Paulo como a Casa Museu Ema Klabin, Casa de Vidro, Museu da Casa Brasileira, Casa das Rosas, entre outros.

A todo esse trabalho somou-se a expertise do engenheiro de áudio, Adonias Jr., que atua com músicos que venceram vários prêmios  Grammy Latino. Adonias mixou e masterizou o som do projeto Cronistas da Cidade readequado. A direção e edição dos vídeos ficou a cargo de Ronaldo Miranda, da Isla Filmes e a produção executiva de Fabiana Lian.

Para conferir o trabalho, já estão disponíveis nas redes sociais dez vídeos incríveis com músicas como Samba Italiano, Acende o Candieiro, Vide Verso Meu Endereço, Um Samba No Bixiga, Luz da Light, (Adoniran Barbosa), Bronca da Marilu (Gemano Mathias), Praça Clovis e Ronda (Paulo Vanzolini) entre outras. Além de um site sobre o projeto e depoimentos sobre a cidade de São Paulo. A partir do dia 25 de janeiro, as músicas também estarão nas principais  plataformas digitais.

O  grupo é formado por Dani Mattos (voz, direção musical e artística), Tito Longo (vocal, cavaquinho, arranjos e direção musical), Marcelinho Monserrat (violão 7 cordas), Edu Batata (vocal e percussão) e Koka Pereira (percussão).

Mais de Cultura